quinta-feira, 15 de abril de 2010

Você sabe escolher a melhor fruta, legume ou verdura para sua família?

Quem tem criança pequena em casa sabe do sufoco que é chegar ao supermercado, hortifruti ou feira e olhar para aquela quantidade de frutas e legumes e não saber qual é a melhor a se levar.
Pois bem, fazendo uma pesquisa na internet descobri alguns segredinhos para a gente saber de olho qual a melhor a se levar. Umas dicas básicas é sempre tentar comprar as frutas ou legumes da estação.
Então vamos começar por ai!

Janeiro: abóbora, agrião, almeirão, batata-doce, berinjela, beterraba, chicória, coco.
Fevereiro: abóbora, agrião, batata-doce, berinjela, beterraba, coco, couve, milho.
Março: abóbora, batata-doce, berinjela, cará, chuchu, milho verde, pepino, pimenta.
Abril: quiabo, repolho, vagem, abacate, caqui, figo, goiaba, jaca, tangerina-cravo.
Maio: rúcula, vagem, abacate, goiaba, jaca, mamão, tangerina-cravo.
Junho: rúcula, abacate, jaca, mamão, melancia, coco, tangerina-murcote.
Julho: rabanete, rúcula, abacate, banana-prata, mamão, melão, amarelo, morango.
Agosto: escarola, espinafre, inhame, mostarda, rabanete, rúcula, salsa, abacaxi.
Setembro: acelga, agrião, almeirão, beterraba, cebola, chicória, couve, couve-flor.
Outubro: abobrinha, acelga, mostarda, rabanete, repolho, vagem, morango.
Novembro: milho verde, melancia, rabanete, repolho, vagem, mamão, manga.
Dezembro: abacaxi, beterraba, couve, inhame, manga, melancia, melão amarelo.

As Frutas:

Abacaxi
Assim como as mangas, o cheiro do abacaxi é um bom sinal de que a fruta está boa. Se o cheiro é agradável, adocicado, está no ponto. Puxe uma folha da coroa: se sair fácil, está bem maduro. Sabe aquele truque de puxar um galho da coroa do abacaxi? Pra Carlos isso é 'furada'. "A gente tira, porque a maioria das pessoas acredita. Mas tem abacaxi que tem a coroa tão fechada que, mesmo bem maduro, o galho não sai". Agora, quanto a fruta está bem madura, ela atrai o cosumidor pelo seu perfume

Banana
Melhor que não esteja verde nem totalmente madura. Frutas muito maduras têm mais açúcar que fibras. A parte amarela da casca deve predominar sobre a preta. É boa de comprar quando estão com algumas manchas pretas. É sinal de que está madura.

Caju
O caju deve ter a pele bem lisa, livre de manchas, assim como a maioria das frutas.

Coco
Pra saber se o coco seco está bom, pegue o cabo de uma faca e dê algumas batidas. Se o som for oco, ele não está bom. Já o coco verde, pra saber se tem bastante líquido, você deve balançá-lo. Se ouvir o balanço, é sinal de que tem pouca água. Quando tem bastante água, não dá pra ouvir.

Jabuticaba
tem elevado valor nutritivo. Escolha as mais graúdas, sem rachaduras ou picadas de inseto. Só devem ser lavadas pouco tempo antes de serem consumidas, pois é muito sensível e se azeda facilmente. Conserva-se na geladeira de dois a três dias.

Laranja, Lima e Limão
A laranja boa pra suco deve ter tamanho de média pra pequena e se a ponta dela estiver dura, é sinal de que está sem caldo. A lima e o limão têm bastante caldo quando estão com a casca bem lisa.

Maçã
Rode na mão para ver se não há machucados na casca. Neles, os microorganismos podem se desenvolver. Quanto mais vermelha a maçã, mais doce.

Melancia
Esta fruta possui propriedades diuréticas. Na hora da compra dê preferência àquelas mais firmes, lisas e limpas.

Melão
Para comprar, devem ser escolhidos os que tenham casca firme, coloração viva e livre de rachaduras. Quando comprimidos nas extremidades, o melão bom e maduro deve ceder à pressão dos dedos.

Pêssego
- Além de o pêssego ser uma fruta hidratante, é uma boa fonte de vitaminas. Para comprar, deve-se dar preferência à fruta de casca firme, mas não dura.

Pêra
Se a casca está ligeiramente macia, cede um pouco ao toque, a pêra estará doce, saborosa. Se o cabinho sai fácil, está bastante madura, pronta para comer no dia.

Tomate
Carlos aconselha não comprar tomate muito maduro, porque ele rapidamente fica com gosto azedo.


Legumes e verduras:

Acelga
Suas folhas podem substituir o espinafre, em relação aos quais apresentam a vantagem de poderem ser facilmente adquiridas durante todo o ano.

Abóbora e moranga
Observe se não há manchas escuras na casca, que fogem da cor padrão. As que estão expostas abertas, Carlos explica que já estão no ponto. "A pessoa só parte quando está pronta pra ser consumida".

Alface, espinafre e folhas verdes em geral
Observar se as folhas estão bem verdes e viçosas. Se já estiverem amareladas e com manchas pretas, pode escolher outra.

Alho e cebola
É questão de peso. Se você pegá-lo e seu tamanho não for proporcional a seu peso, é sinal de que o alho não está bom. A dica é apertá-lo em uma das extremidades. Se ceder um pouco, está bom. Já a cebola, é bom observar se não está melando, se está murcha.

Almeirão
como a maioria dos folhosos é uma hortaliça de baixo teor calórico, mas contém cálcio, fósforo e ferro. Quando de boa qualidade, o almeirão deve apresentar folhas verdes, firmes e não muito sujas. Deve ser conservado na geladeira, protegido por papel ou saco plástico, onde conserva-se por 5 a 7 dias.

Batata
Já a batata, deixe bem longe da água, porque ela começa a dar brotos. Não compre batatas que estiverem brotando e nem com manchas verdes. Maria José diz que não é bom consumí-las, mesmo que se recorte o broto e a parte verde.

Berinjela
Ela deve ter a cor uniforme e brilhante. Se estiver com manchas mais claras, rosadas ou amareladas, ela não está boa. E como todo legume, deve estar firme.

Beterraba
Escolha de tamanhos médio e pequeno. As maiores, depois de cozidas, perdem um pouco da cor. Se perceber que elas estão murchando, antes de cozinhar, jogue-as na água.

Cenoura, chuchu e pepino
A cenoura não pode estar murcha e nem melando. O chuchu e o pepino não devem ter manchas. Maria José prefere o pepino mais verde, "mas tem gente que gosta dele mais maduro e acaba comprando mais amarelado".

Chuchu
Contém vitaminas do complexo B, além de pequenas quantidades de cálcio e fósforo. Ele está bom para compra quando se apresenta de cor verde clara, firme e sem manchas escuras. Podem ser conservados na geladeira de duas a três semanas.

Mandioca e Inhame
Não comprar mandioca e nhame em época de chuva, porque eles ficam 'aguados'.

Milho
Cuidado ao comprar o milho com casca, porque costuma ter lagarto. A palha deve estar bem verdinha.

Pepino
Prefira os de cascas verde escura.

Rabanete
é uma hortaliça estimulante da digestão e purificador do sangue. Prefira sempre os de tamanho pequeno. São mais tenros e saborosos. Não devem ser cozidos, consuma-os sempre crus em saladas ou guarnições.

Nabo
Escolha os de pele lisa, pesado, de aroma não muito intenso e de folhas rijas. As folhas do nabo também são comestíveis depois de cozidas.

Vagem
Para cozer a vagem, deve-se colocar água cobrindo o fundo da panela, porque que ela libera muita água enquanto cozinha.


Conselhos úteis:

- Para não perder o valor nutritivo das frutas, procure consumi-las sempre ao natural.

- Grande parte das vitaminas e sais minerais ficam logo abaixo da casca. Por isso, descasque as frutas o mínimo possível.

- Lave as verduras e legumes sempre em água corrente.

- Evite picá-los muito antes de serem consumidos. Utilize facas inoxidáveis.

- Os legumes e verduras devem ser temperados somente na hora de servi-los.

- Os pimentões, quando empregados em molhos ou ensopados, devem sempre que possível, ser descascados. Para isso, afervente-os.

- Os tomates frescos, a serem utilizados em molhos ou ensopados, devem ser chamuscados em fogo forte e depois descascados. Depois, retire as semente.

- A beringela, tanto recheada como frita, grelhada ou ensopada, deve ser consumida de preferência com a casca.

- Evite comprar mangas moles, com furos demais ou que estejam meladas. prefira as de bom aspecto, consistência firme e macia.

- O mamão é estimulante do apetite e auxilia no trabalho de digestão.

- Para cozinhar milho verde na panela ou no vapor, ponha as espigas limpas de molho em água fria por 10 minutos. Coloque-as numa panela grande, junte ½ copo de água fria, tampe parcialmente e cozinhe em fogo médio por 5 minutos. Retire a tampa e deixe a água evaporar. Junte 1 colher (de chá) de óleo e sal a gosto. Reduza a chama e cozinhe por mais 3 a 5 minutos ou até que o milho esteja macio.

- Ao comprar repolhos, despreze os que tiverem folhas separadas, pois geralmente têm sabor forte e são mais duros.

- O repolho roxo conserva a cor se você adicionar à água 1 colher de suco de limão ou de vinagre a cada 2 xícaras de água em que estiver cozinhando o repolho.

- A banana é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. É muito rica em vitaminas e tem um extraordinário valor calórico. De fácil digestão, é um alimento ideal para crianças e um forte reparador de energias.

- Ao comprar maçãs, prefira sempre as de pele lisa, fina, brilhante, sem manchas escuras ou partes moles, normalmente indicativas de um estado de maturidade muito avançado.

- A manga, além de apetitosa, tem também muitas propriedades medicinais: é um grande alimento anti-séptico e bom dissolvente de gorduras. Excelente purificador do sangue e bom diurético. Comendo-a na parte da manhã, combate a acidez e outros males do estômago.

Depois das compras:

O cuidado com a limpeza dos alimentos também é fundamental para garantir um consumo saudável. Mesmo frutas consumidas sem a casca, como a laranja ou a banana, por exemplo, devem ser lavadas em água corrente.
A maneira correta de lavar os alimentos, segundo a nutricionista, é em água corrente, sem detergente, e depois deixá-los imersos em uma solução de água com água sanitária. A medida correta é uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água. O alimento deve ficar imerso na mistura por 15 minutos. O uso de buchas ou escovas não é adequado porque pode danificar o alimento e favorecer a contaminação na água sanitária.

Aproveitando ao máximo:

A utilização integral dos vegetais é sinônimo de combate ao desperdício, mas não é só isso. Algumas das partes que geralmente vão para o lixo são ricas em nutrientes. Confira algumas sugestões da ONG Banco de Alimentos para o uso da casca e do talo de legumes e frutas no preparo de refeições.
• As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.
• A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como o arroz doce. Só é preciso misturá-la aos outros ingredientes durante o preparo.
• Com as cascas de frutas como a goiaba e o abacaxi, pode-se preparar sucos. Basta batê-las no liquidificador. Estes sucos podem substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.
• Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contêm fibras e podem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.
• A Casca do abacaxi, pós ser bem lavado, serve para fazer um excelente chá diurético para ser ingerido após as refeições e também como suco. Para isso basta adicionar algumas cascas em água fervente e abafar por ums 10 minutos.

4 comentários:

Patrícia Angélica disse...

Amiga, muito legal este post. Sempre fico na dúvida do que comprar, agora não terei mais dúvidas. Vou indicar para minhas amigas, tá?

Beijos

Aline e Júlia disse...

Nossa adorei as dicas li tudinho!

bjus

Déia. disse...

que ótimo... eu sempre precisei disso, mas sempre esquecia. So lembrava na hora da feira ou hortifruti e ai tinha que ficar perguntando pras pessoas .rs
Mas agora estamos armadas .haahhahaha
podemos ir a feira e nao sermos enganadas.
beijossss

Pri...Mamãe da Arthemis! disse...

eu me guiava pelo cheiro, pela cara da fruta... rsrsr
amei a tabelinha das frutas do mês...bjuss

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