domingo, 8 de maio de 2011

Psicopata: você sabe reconhecer um?

Há alguns meses li este livro - mentes perigosas - da Dra Ana Beatriz - que fala sobre os psicopatas (Sociopatas). E fiquei sabendo um pouco mais sobre a vida desses doentes que nem sempre são aqueles homens assassinos, que matam em série e violentos como a maioria das pessoas imaginam.

Digo isso porque podemos estar lidando com um psicopata diariamente em nossas vidas, tanto no trabalho quanto em casa e nem nos damos conta que temos esse tipo de pessoa em nossa convivência

Embora esta doença seja mais comum no homens, também é possível encontrar mulheres sociopatas.

Eis então os sintomas principais que um psicopata apresenta:

- Ausência de Culpa: Nunca sente arrependimento, não há remorsos para essas pessoas. Eles não tem possibilidade de ter afeto! Não teme a punição por ter a certeza que tudo o que faz tem um propósito benéfico, (para ele, claro!), embora tenha a noção de que os seus atos são anti-sociais.

- Mestres da Mentira: Para eles a realidade e a ilusão fundem-se num só conceito pelo qual regem o seu mundo. São capazes de contar uma mentira como se estivessem descrevendo detalhadamente uma situação real. Não mentem apenas para fugirem de uma situação constrangedora, mas pura e simplesmente porque não sabem viver sem mentir.

- Manipulação e Egoísmo: Não tem a noção de bem comum. Desde que ele esteja bem, o resto do mundo não lhe interessa. O psicopata é um indivíduo extremamente manipulador que usa o seu encanto para atingir os seus objetivos, nunca pensando nas emoções alheias. Não reconhece a dor que provoca nos outros e por isso, usa as pessoas como peões, objetos que pode por e dispor conforme lhe convêm. Manifesta facilidade em lidar com as palavras e convencer as pessoas mais vulneráveis a entrarem no “jogo” dele.

- Inteligência: O QI costuma ser acima da média. Há casos de psicopatas que conseguem passar por médicos, advogados, professores, etc, sem nunca terem frequentado uma universidade! São peritos no disfarce, excelentes auto-didatas e fazem-no na perfeição.

- Ausência de Afeto: Não são pessoas afetuosas com o próximo e enquanto pais, não são do género de “dar colo” aos filhos. Usam os filhos como “marionetes”, em função dos seus próprios interesses, não respeitando as suas escolhas, quer a nível pessoal, quer profissional! Baseia os seus “métodos educativos” na humilhação e chega a ser totalmente negligente com os seus entes.

- Impulsivo: Não consegue conter os seus impulsos, podendo cometer toda a espécie de crimes, friamente e sem noção de culpa.

- Isolamento: Gostam de viver sós e quando vivem com outros, querem liderar o grupo, mesmo que para isso destrua uma família inteira.

Quem quiser saber mais a fundo sobre essas pessoas, leiam o livro da Dra Ana Beatriz, Mentes Perigosas, e você vai ficar impressionado em saber que você conhece alguns psicopatas que circundam sua vida sem que levante qualquer suspeita.
Neste vídeo você pode ver um trecho de uma entrevista da Dra Ana Beatriz para o Sem Censura.


Beijos

19 comentários:

Rejane Cavalcanti disse...

Oi Déia! Passei pra te desejar um Feliz Ser Mãe pra ti e para as mamães de sua vida!!! Beijo enorme! Re

Ana disse...

Nossa,fiquei assustada pis conheço gente assim..e gente proxima..credooo!
:-0

é triste ver gente assim,né...
beijos e boa semana..

Anônimo disse...

Minha mãe é assim .. foi assim a vida toda .. agora depois de viúva perdeu o brinquedinho (meu pai) que usava para descarregar toda a sua psicopatia e está deprimida (reação esperada) . Quem será a próxima vítima ? Difícil conviver com alguém assim .. o que me consoal é saber que ela tem bem menos tempo de vida do que há alguns anos . Sempre me pergunto "quanto tempo mais vamos ter de aturar ? "No final a Justiça Divian há de prevalecer .. e o melhor de tudo é que eu vou viver pra ver isso ! ;)

Anônimo disse...

Impressionante o estrago q essas pessoas causam na vida dos outros ! Passei quase q a vida inteira num Consultorio de psicotérapia tentando resgatar arauto estima er sido paridA por uma mãe sociopata ! Nem minha filha ela deixa o meu pai ver !!

Anônimo disse...

Minha mãe é uma psicopata, eu tive uma infancia triste por causa dela, nao tive pai pra me defender, ela trica de marido com quem troca de roupa, com 12 anos eu fui morar na casa dos outros, com 14 anos fui estuprada pelo cunhado dela e ela estava la no dia do fato e nunca me levou no psicologo e nem foi dar parte do maldito e ainda me mandou embora pra casa de uma tia, eu sofri muito e nunca contei pra ninguém com medo, depois eu contei pra familia ela me dismentiu, eu sofri tanta coisa ate uns 20 anos porque eu nao tinha o apoio dela... mas hoje je ja vivo bem com a meus filhos e meu marido, Deus recompensou meu sofrimento, mas agora ela vive por aqui por casa como se nada tivesse acontecido, vive pedindo dinheiro e dando de coitada, ela vê vantagem em tudo, ela engana as pessoas, ela se aproveitada de pessoas humildes, ela conseguiu um emprego de enfermeira sem nunca ter estudado, ela vive vendendo as coisas e trocando com outros coisas roubadas, ela nao é uma avo presente, quando vem na minha casa fica engando meus filhos dizendo que vai dar presente e nunca dar nada, quando estamos com outras pessoas ela fica contando coisas de eu criança como se tivesse sido uma boa mãe, mas eu sei que é mentira e mesmo assim ela menti, ela diz que se preocupa comigo, mas depois fico sabendo que ela fala de mim pelas costas... eu sei tanto coisa que ela ja fez de errado mas nao falo por vergonha ja que ela é minha mãe.

Anônimo disse...

A minha mãe quase me matou... Destruiu minha auto-estima, me afastou de meu avô, denegriu a minha imagem, praticou alienação parental, mentiu e mentiu e não para de mentir... Deus tenha piedade dela!

Anônimo disse...

eu era uma criança triste e não entendia o porque ´se tinha pai e mãe .só que eu cresci e conseguir perceber que minha mãe queria mandar em meus pescamentos manobrava meu pai ,distanciava o da família .depois eu fui mãe solteira ela me roubou minha filha, me pressionou tanto que fiquei com síndrome do panico . não parou ai praticava magia negra contra min ,quando criança tentou me matar varias vezes,só que para as outras pessoas ela é um anjo . mas eu sei que perto de Adolf Hitler ele é um santo, ela me fez perder quase toda minha vida , tenho 42 anos estou aprendendo a viver agora .hoje ela faz tratamento de câncer ,perdeu todo o cabelo e uma mama ,e ainda me fez sentir-me culpada porque eu não conseguir acompanha-la nas suas quimioterapia , sinceramente eu quero que ela morra ,pois a pior coisa que existe e nascer de um monstro cruel desses psicopata sem limite para esmagar coração dar uma de vitíma e lhe fazer de judas !

Anônimo disse...

olá a todos,
Eu passei e ainda passo de alguma forma exatamente pelas mesmas situações.
Foi abusada sexualmente três vezes, por pessoas diferentes, quando era criança.Não tinha um pai presente, fui manipulada até ao osso por assim dizer. Desde a autoestima, a aparência física, desde a minha família ficar separada sem falarmos uns com os outros durante anos e só "ela" é que falava individualmente,estão imaginar a situação?!Claro que juntamente vinham mais mentiras, mas simulações que de sentimentos. Viver com uma pessoa assim , não é fácil, no entanto é necessário estar consciente que este tipo de pessoa não te vê como filha vê-te como um brinquedo. A tua mãe é uma pessoas doente, por isso não adianta julgar.Ela não vai mudar,ira fazer sempre o mesmo o resto da vida, pois ela não sabe fazer as coisas de outra forma.Cabe a ti,não deixares que ela domine a tua vida.
Vive a tua vida, esqueça a dela, quem ela é, ninguém no dia-a-dia acredita nas nossas experiencias de vida.

Anônimo disse...

Nossa!! a mulher que me pariu é a mesma coisa, conta mentiras se faz de vítima acabou com a minha vida e a vida da minha irmã mais velha hj eu e minha irmã carregamos um trauma terrível, minha irmã foi estuprada por um vagabundo amigo dessa mulher q não vou chamar de mãe e ela ainda culpou a minha irmã por várias vezes nos ameaçou de morte, nos agrediu a minha irmã saiu de casa aos 14 anos mas eu não tive coragem sofri com essa desgraçada. Ela me humilhava, falava que eu era feia, burra que eu nunca seria feliz, não deixava eu ter amizades, contava mentiras para as pessoas de qndo eu era criança de que me tratava bem e ficava me olhando pois sabia q ela estava mentindo mas se eu contasse as coisas que ela fazia as pessoas não acreditavam eu entrei em depressão e fiquei em um hospital psiquiátrico por 3 dias pois eu tentei o suicídio. Só saí de lá porque meus tios irmãos da desgraçada foram lá e contaram para o médico toda verdade pois eles também já haviam sofrido, mas eles não tinham coragem de enfrentar ela e me apoiar. Quando eu sai de casa já com 22 anos ela me perseguia. Eu participava de uma comunidade evangélica e por ter me mudado para outro bairro fiquei um tempo sem participar qndo voltei ela tinha mentido para o pastor que eu tinha saído de casa e estava trabalhando como prostituta e vendo droga chegou lá falando que estava doente por minha causa,, foi então q o pastor localizou a casa do meu pai e daí foi até a lanchonete onde eu trabalhava dentro de um shopping só aí que ele constatou que ela era um demônio vestido de saia, hoje ela só vem na minha casa para pedir dinheiro e mentir para o meu filho não consigo gostar dela mas não consigo me livrar qndo ela vem na minha casa acaba com meu dia com a minha paz.

Anônimo disse...

ter um mostro como mãe e tentar sobreviver com todas as forcas todos os dias ;porque todo mundo te juga como uma pessoa má ,porque o psicopata faz da mentira a verdade então vc gasta muita energia com este tipo de mostro cruel. vc não pode ter amigos ,tem que viver segundo a vontade do mostro ,a vida perde o sentido se não tomarmos uma atitude de sermos livres e afastar totalmente ,seremos escravos enquanto vivermos porque e uma especie sanguessuga que gruda na pessoa porque são incapazes de ter uma vida ,sem depender de sugar.

larissa disse...

Tbm fui manipulada desde criança fui abusada por ex padrasto. Minha mae tirou meus dois filhos de mim , ela mente coloca a familia toda contra mim. Sempre me usou trabalhei de graça no comercio de Frutas e verduras dela uns 20 anos. Sem carteira assinada e sem salario e minha irma vivia ostentando, agora quem ostenta é minga sobrinha a menina é uma cobra affs me enfrenta . alias fui usada por muitas falsas amizades infelizmente. Hj MD casei gloria a Deus e vivo Feliz com Deus e com meu presente de Deus meu esposo. Meus ex foram uns monstro ainda dei transtorno bipolar , depressão crônica de tanto sofrimento. Nem um obrigado aquela Monstra se diz mae me dava. Hj ela é alcoólatra e vive infernizando minha vida só que aprendi com Deus a lidar com a situação. Deus é nosso refúgio.

Déia. disse...

É meninas, é um horror !
Só Deus mesmo.


Anônimo disse...

Minha mãe é cruel impiedosa, só descubri quem ela relamente é aos 44 anos agradeço a Deus por ter encontrado alguem que me ajudou a compreender o que estava acontecendo e me acnselhou"Saia de casa agora desapareça de perto dela antes que ela lhe destrua por completo" acatei o conselho pois estava quase louca, faz seis meses que moro só mas o fantasma dela ainda me atormenta.

Unknown disse...

Tenho uma mãe assim, dolorido.

Déia. disse...

Meninas, precisamos estarmos sempre atentas a tudo e a todos a nossa volta.
Há sempre quem pense que dentro de nosso convívio nao haverá pessoas desse tipo, mas a gente vê que é muito frequente isso.
Precisamos sempre nos manter informadas e passar as informações a diante.
Beijos no coracao de todas

Anônimo disse...

Tenho uma sobrinha que passa maos tratos mais ñ sei onde devo ir para obter mas informações para poder ajudá-la. Ela mora em Manaus e eu em Santa Catarina. Mas em Dezembro ela está vindo para minha casa passar as férias. Queria saber cm agir para ajudá-la porque ela só tem 15 anos.me ajudem a ajudá-la

Déia. disse...

Oi Querida, primeiro, tem que ver que tipo de maus tratos sua sobrinha está sofrendo.
15 anos já é uma idade bem complicada para ainda estar sofrendo com isso.
Procure algum órgão de infância e adolescência da sua região e informe-se.
bjks

Anônimo disse...

Convivi 8 anos com uma psicopata chamada Grace Mary Oliveira Damásio, demorei muito tempo a perceber que ela tem Psicopatia mas após ler várias matérias pude compreender com quem fui ter 3 filhos uma pessoa egoísta que se sente bem em fazer mal pros outros totalmente desprovida de sentimentos igual sua mãe Iara Terezinha Oliveira Damásio vivem de golpes e não pensam nem nos próprios filhos vivem na luxúria e no alcoolismo sempre procurando vítimas já não tenho mais o que fazer meus filhos vão crescer sofrendo nas mãos dessas criaturas .... Vivem num mundo de mentiras e falside... Como pode existir pessoas assim desprovidas de sentimentos??? Te manipulam .. te roubam. te ferem..e ainda por cima agem como se nada tivesse acontecido sempre se passando por vítimas perante a sociedade.. Que Deus tenha piedade de suas Almas..Amém!

Anônimo disse...

Minha filha é assim,desde pequena, se fazendo de vítima, sempre mentindo muito. Fala mal de mim pra todo mundo.

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin