sexta-feira, 23 de abril de 2010

Piolhos...

Semana passada recebi na agenda do Matheus uma circular sobre piolhos... Nossa, tenho nojo só de pensar nisso e a cabeça começa a coçar só pelo simples fato de ouvir a palavra PIOLHO.
E dai veio a idéia de ajudar todas nós, mães que temos nojo desse bichinho, a combatê-los e principalmente fazer com que a cabeça dos nossos filhos fiquem livres desta praga.

Introdução:

A infestação de piolhos tem como característica principal a coceira intensa no couro cabeludo, principalmente na parte de trás da cabeça e que pode atingir também o pescoço e a região superior do tronco, onde se observam pontos avermelhados semelhantes a picadas de mosquitos. Com a coçadura das lesões pode ocorrer a infecção secundária por bactérias, levando inclusive ao surgimento de glânglios no pescoço.
Achado comum que fecha o diagnóstico de pediculose (piolhos) são as lêndeas, ovos de cor esbranquiçada depositados pelas fêmeas nos fios de cabelo.

Tratamento:

O pior inimigo não é o piolho, mas a lêndea. O ovo é mais resistente aos tratamentos convencionais que o próprio piolho.
Então o melhor tratamento é lavar diariamente a cabeça da criança ou do adulto infectado, passar diariamente um pente fino e retirar as lêndeas. Esta é a maneira mais simples e eficaz de combater esses bichinhos tão indesejáveis.

Conselhos e prevenção:

Já que é impossível evitar o contato entre as crianças em escolas, parques, etc, os conselhos mais eficazes para prevenir a invasão dos parasitas são:

- Não compartilhar objetos pessoais como pentes, escovas, bonés, gorros, bandanas, tiaras, travesseiros, almofadas.

- Manter os cabelos curtos ou presos;

- Desinfetar com o pediculicida ou água quente (60 graus), objetos de uso pessoal que podem estar infestados;

- Lavar com água quente (60 graus) fronhas, lençóis e toalhas de quem está com piolhos;

- Limpar com aspirador de pó poltronas, almofadas e bichos de pelúcia, onde os piolhos podem ter ficado;

- Passar periodicamente o pente fino.

- Junte um pouco de vinagre à quantidade habitual de amaciante e espalhe na cabeça da criança. Cubra-a com uma toalha ou touca de banho e deixe repousar durante cerca de meia hora. Passe o pente fino pelo cabelo para retirar o máximo de lêndeas e piolhos, lavando em seguida.

Nenhum comentário:

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin