sexta-feira, 23 de abril de 2010

Como é a noite de sono das crianças?

Uma boa noite de sono é crucial para as crianças de idade escolar: contribui para o seu crescimento, repõe os níveis de energia, fortalece o sistema imunológico e é a diferença entre uma criança desperta e bem-disposta e um autêntico zumbi. As crianças necessitam de mais horas de sono do que os adultos, ou seja, aquelas com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos requerem 10 a 12 horas de sono por noite.
E o seu filho, está dormindo o suficiente?

Sinais positivos:

A sua criança está tendo uma boa noite de sono quando:

* Adormece entre 15 a 30 minutos depois de se deitar.
* Acorda facilmente de manhã, não sendo necessário estar ao seu lado por horas pedindo que ela se levante.
* Mantém-se acordada e alerta ao longo de todo o dia.
* Não necessita de fazer uma sesta a meio do dia.

Sinais negativos:

Se detectar algum dos seguintes sinais no dia a dia da sua criança – e antes de pôr a culpa no seu mau comportamento – repense a sua rotina de dormir, a culpa pode muito bem residir na falta de sono.

* Sonolência exagerada durante o dia.
* Na hora de deitar, recusa-se a ir e/ou não quer dormir sozinha.
* Na hora de levantar, quer ficar na cama.
* Agitação psicomotora e grande impulsividade.
* Exibe comportamentos “do contra”.
* Alterações de humor/irritabilidade.
* Demonstra dificuldades de concentração e/ou de memória.
* Exibe algum nível de ansiedade (medo, susceptibilidades emocionais…).
* É agressiva na escola e/ou em casa.
* Demonstra dificuldades na aprendizagem.


O que fazer para ajudar a criança ter uma boa noite de sono?

* Faça da hora de deitar um momento especial. Comece a relaxar e a preparar a criança para dormir meia hora antes com um banho quente, a leitura de um livro, contar uma história ou simplesmente ficarem juntos a conversar tranquilamente.
* Converse com a criança, explicando-lhe que a hora de deitar não é negociável e que necessita dormir para que tenha um dia maravilhoso e sem cansaço.
* Mantenha o mesmo horário ao fim-de-semana. Uma “noitada” no sábado pode ter efeitos negativos na segunda-feira de manhã.
* Estimule sestas de 20 a 45 minutos – são o suficiente para restabelecer os níveis de energia numa criança, sem deixar que ela adormeça profundamente. Sestas com uma duração de mais de 45 minutos podem prejudicar o sono noturno.
* Uma manta em particular, assim como uma luz nocturna, podem facilitar a hora de deitar.
* Deixe o quarto da criança enquanto esta ainda está acordada, assegurando-lhe que vai voltar durante a noite para certificar que está tudo bem.
* Se a criança chamar por você várias vezes antes de adormecer mantenha-se calmo e seja paciente. E explique novamente a ela sobre o efeito do sono.

O que nunca deverá ser feito:

* Não permitir atividades estimulantes antes da hora de deitar – televisão, computador, ouvir música, jogos muito físicos. Como estimulam o cérebro em vez de o relaxarem, a criança poderá sentir maior dificuldade em adormecer.
* Deixar as crianças beberem refrigerantes com cafeína durante o jantar.
* Tirar a criança da cama ou pegá-la ao colo quando chamar por você antes de adormecer ou durante a noite. Vá até à porta do quarto, sossegue-a e relembre-lhe que está mesmo ali ao lado.
* Não permitir que vá para a cama dos pais durante a noite, somente, claro, em casos extremos de doença.

Com Matheus não foi diferente, foi só eu montar uma rotina de sono, à noite, para ele que suas noites ficaram bem melhores e na hora de acordar melhor ainda. Acorda disposto e sem muitos problemas.
Algumas dessas dicas eu ja utilizava, como antes de dormir dar um banho mais morninho para relaxá-lo, dar o seu leitinho com as luzes da casa já apagadas para que ele vá relaxando. A partir das 19h a casa já está mais tranquila com brincadeiras mais calmas, como montar um quebra cabeças, um desenho na TV, contar uma historinha e quando vai chegando 20:30 ele ja sabe que é hora do banho, depois vem o leite e logo depois de escovar os dentes ele vai direto pra cama. No começo até reclamava um pouco pq nao queria dormir, mas hoje ele sai do banheiro direto pro quarto. Me dá boa noite e o deixo lá, deitadinho... Logo em seguida adormece tranquilamente.
As crianças PEDEM rotinas... Elas gostam e se sentem mais protegidas quando sabem o que irá acontecer. Por isso rotina não é castigo. Faça isso e verá a mudança na vida de todos vocês.

Beijos

Nenhum comentário:

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin