segunda-feira, 3 de maio de 2010

Profissão: Mãe

Já que estamos na semana em que se comemora o dia das mães segue um trecho de um texto muito interessante que encontrei na internet:

"Como em toda profissão, as mães também precisam ter competências essenciais a fim de obter sucesso em sua prática diária. A "profissão mãe" ainda não é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, entretanto, a título de comparação, podemos observar abaixo as 32 competências listadas no CBO (Código Brasileiro de Ocupações) para a profissão dos chamados cuidadores (de crianças, jovens, adultos e idosos) que muito se aproximam das competências necessárias para o exercício do papel de mãe. É surpreendente constatar que diversas profissões relacionadas a cargos de comando nas grandes empresas exigem em média apenas dez competências. Competências necessárias:
Manter capacidade e preparo físico, emocional e espiritual
Cuidar da sua aparência e higiene pessoal
Demonstrar educação e boas maneiras

Adaptar-se a diferentes estruturas e padrões familiares e comunitários

Respeitar a privacidade das crianças (jovens, adultos ou idosos)

Demonstrar sensibilidade e paciência

Saber ouvir
Perceber e suprir carências afetivas
Manter a calma em situações críticas

Demonstrar discrição

Observar e tomar resoluções

Em situações especiais, superar seus limites físicos e emocionais
Manter otimismo em situações adversas
Reconhecer suas limitações e quando e onde procurar ajuda

Demonstrar criatividade
Lidar com a agressividade Lidar com seus sentimentos negativos e frustrações
Lidar com perdas e mortes

Buscar informações e orientações técnicas

Obedecer normas e estatutos
Reciclar-se e atualizar-se por meio de encontros, palestras, cursos e seminários
Respeitar a disposição dos objetos das crianças (jovens, adultos ou idosos)

Dominar noções primárias de saúde

Dominar técnicas de movimentação das crianças (jovens, adultos ou idosos) para não se machucar

Dominar noções de economia e atividade doméstica

Dominar noções de educação pedagógica
Educar crianças e jovens
Transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala

Conciliar tempo de trabalho com tempo de folga
Doar-se
Demonstrar honestidade

Conduta moral

Cada mulher que é mãe e supera a cada dia alguns desafios que lhe exigem em especial algumas dessas competências relacionadas acima, precisa aprender a olhar para si mesma como uma pessoa de muito valor e em processo de desenvolvimento.
Já pensaram que para ser mãe a gente precisa de qualidades e competências muito além do que nós podemos imaginar?

Eu por exemplo estou aprendendo muito a ser mãe. Algumas qualidades que a gente sempre diz que não tem e que não mudaremos quando nos tornamos mãe a coisa muda de figura.
Eu sou uma pessoa pra lá de impaciente e com Matheus eu estou mudando. Estou conseguindo amadurecer como mãe e mulher bem mais rápido que eu mesma imaginava. A paciência pode não ser a minha qualidade máxima, mas agora já me controlo mais e sei contornar uma situação com a cabeça bem mais fria. Este está sendo meu maior desafio!

Me conte. O que mudou na sua vida depois que se tornou mãe? quais foram seus maiores desafios?


Texto retirado do site Acessa


2 comentários:

Desconstruindo a Mãe disse...

Oi! Achei esse texto fantástico, assim como a tua conduta humilde de admitir que não é perfeita.

Tem horas em que penso se deveria haver exame psicotécnico para essa nossa profissão/missão/escolha de ser mães e tentarmos ser daquelas boas.

Fico imaginando se minha lista de o que preciso mudar não é imensa, sabe?

Uma coisa que consegui mudar depois de ser mãe foi um senso maior de olhar pro que precisa ser mudado coletivamente para que o mundo seja um lugar melhor, para ações de educação que visem um olhar de compaixão, de engajamento que comece dentro de casa.

Meu marido diz que a responsabilidade aumentou, embora não me achasse irresponsável e que meu olhar, meu foco sobre as coisas ficou menos generalista - será um elogio?

Aguardo ansiosamente pelas reflexões de outras mammys!

Ingrid

Micheli Ribas disse...

Acho que aprendi acima de tudo a ter mais paciência, a doar tempo e amor integral... Na verdade poderia escrever muita coisa, pois acho que minha mudou completamente e nunca mais será a mesma! hehe.
Um beijo.

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin