quinta-feira, 13 de maio de 2010

O desfralde: Fralda noturna

Meninas, como comentei com vocês, mas há +/- umas 2 semanas Matheus tem dormido sem fralda.
No começo do mês não tinha nenhuma pretensão de tirar as fraldas da noite. Mas comprei um pacote de 24 fraldas noturnas e usei o pacote quase todo e diariamente as fraldas "acordavam" sequinhas. E por este motivo resolvi tirar a fralda para teste quando num dia ele "apagou" exausto de tanto brincar e resolvi deixar ele dormir de cueca.
Acho que a retirada das fraldas tem que ser no momento certo. Temos que saber esperar e deixar nossa ansiedade de lado e respeitar o momento certo de cada criança. Não adianta forçar que isso só ira piorar e retardar o processo de desfralde.

Algumas coisas que aprendi:
- Assim que a criança for dormir faça-a fazer seu xixi antes de deitar. Faça disso um hábito, como escovar os dentes. Com isso, a possibilidade de escapar o xixi fica menor.
- Não dê tanto liquido para sua criança após as 18h. Essa aprendi na prática. Matheus quanto toma muito suco e ainda toma seu leite antes de dormir sempre acaba fazendo xixi de madrugada. Quando não toma muito liquido, as vezes nem acordamos a noite para que ele faça xixi e acorda sequinho.
- Sempre o agasalhe para dormir, mesmo que esteja calor ( nao digo no verão!!!). Neste período por maia quente que esteja a noite sempre esfria um pouco e se seu filho for igual ao meu que não dorme coberto, vai sentir um pouco de frio se tiver com short e camiseta. E o frio faz a criança fazer mais xixi.
- Temos que ter paciência principalmente para acordar de madrugada para levá-lo ao banheiro. Se você nao está disposta a passar por isso, não agora, espere mais um pouco.

Com Matheus está sendo bem fácil essa transição. Ele adora o penico dele e sempre para tudo que ta fazendo para correr ao banheiro e fazer seu xixi e cocô.
Fala bem, sabe se expressar bem e tudo isso auxilia e muito nesse processo.
Achei que isso seria um bicho de 7 cabeças mas ainda bem que esta sendo tranquilo. Somente 2x ele fez xixi na cama. ( Foram justamente as 2x em que ele se entupiu de liquidos à noite e eu não acordei para fazê-lo ir ao banheiro.)
Agora religiosamente levanto lá pelas 00:30 o faço ir ao banheiro e voltamos todos a dormir tranquilos. Ele dorme as 21h no máximo.
Beijos em todas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Déia!!
Que bom que o Matheus já deu "tchau tchau" pras fraldas da noite também! É bem como vc falou, todos tem um tempo!! E é preciso ter paciência e esperar!

O Lucas ainda acorda com a fralda cheinha de xixi, mas já aconteceu de algumas noites ele mesmo acordar e pedir pra fazer xixi no banheiro. Acho que estamos quase lá...


Bjokas e uma ótima quinta-feira!

Patrícia disse...

Déia, também acho que a retirada da fralda tem que ser no momento certo, quando a criança está preparada. O seu filhote tá muito bem!

Tem selinho lá no blog pra vc! Passa lá.
Bjs

Chris Ferreira disse...

Oi Déia,
obrigada pelos comentários nas nossas guloseimas divertidas.
Aqui o desfralde também foi tranquilo e respeitando o tempo de cada uma. Só pulei o penico porque prefiro tracar faldas a lavar penicos.
Vou fazer uma postagem sobre isso nos post que faço semanalmente sobre A Hora certa para...
Adorei o seu.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

♥ Fab's e Luana ♥ disse...

Olá Déia!!! Matheus já ta um mocinho hein... Que ótimo quando o desfralde é super tranquilo assim como está sendo com ele... espero que a Luana tbém seja bem tranquila quando chegar a vez dela!!! rsrs

Beijokas:) e Uma linda semana

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin