quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Crianças e o dinheiro

Não sei se as crianças de vocês já estão interessadas em dinheiro, na sua carteira, mas Matheus já está. Ele abre minha bolsa, pega minha carteira e pega o dinheiro e diz. É meu? Claro que não tem noção de valor, mas ele sabe que aquele "papel" ali serve pra trocar por outra coisa. Uma vez pegou a nota e deu prum cara dizendo ké esse! Apontando para um biscoito. rs
Uma outra vez ele abriu a bolsa da minha mãe, pegou uma nota de R$ 5,00 e me deu. Quando minha mae foi "reclamar" com ele. Ele virou pra ela e disse: É da minha mamãe.
kkkkkk
Daí comecei a me perguntar? Quando será a hora certa de darmos uma "mesada" para eles, comecar a introduzir a idéia de dinheiro, custo, poupança... Acho cedo ainda, ele ainda tem 2 anos e 5 meses!!
Mas uma vez vi uma psicóloga dizendo que que a criança deve começar a ter contato e ser ensinada sobre dinheiro a partir do momento em que ela começa a expressar o famoso “Eu quero” ( Tem sentido…). Contudo, muitas crianças começam a expressar “eu quero” com dois anos de idade ( Meu caso). E aí? Aí, vale o bom senso de cada um. Eu ainda acho pequeno demais pra entender tudo isso.
Eu tento conversar com ele sobre isso, dizer que isso tem um custo. Quando ele pergunta se vou "tabaiá" digo que vou pra ganhar dinheirinho pra comprar as coisinhas pra ele... enfim.
Vocês lembram de uma reportagem que falava justamente sobre esse lance de mesada? Vc dava uma valor determinado por "funçoes" que as crianças exercecem como por ex.: arrumar sua cama.
Eu particularmente nao concordo com isso. Acho um absurdo. até porque a criança passa a fazer determinada coisa por interesse e não por ter a obrigação de fazer, de ter a noção de ajudar em casa.
Não concordo, mas darei, sim ao meu filho, uma mesada e tentarei ensinar a ele o valor das coisas, como é importante juntar pra comprar algo melhor.
E vocês o que acham disso? Seus filhos já se interessam pelo dinheiro?

Nenhum comentário:

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin