segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CHUPETA: Dar ou não dar?

Eu no começo era totalmente contra dar chupeta a crianças, achava aldo desnecessário e feio. Dizia com todas as letras: MEU FILHO NUNCA VAI CHUPAR CHUPETA!
A maternidade chegou e ganhei chupetas de presentes. Bem, os 3 primeiros meses foram desesperadores de tanta cólica que meu pequeno sentia e a chupeta foi um aliado espetacular nesta fase. Colocava o pozinho de funchicórea na chupeta e rapidamente ele adormecia se livrando das cólicas. Tive que ceder aos encantos da chupeta.
E ai foi quando ele acostumou com a chupeta. No começo, até mais ou menos, uns 10 meses ele a usava o dia todo. Depois disso limitei seu uso só para a noite, ao dormir. Nos primeiros 2 dias foi um desespero mas logo, logo ele se acostumou e não pediu mais. Hoje ele já associa tomar seu banhozinho a noite com a chupeta e a mamadeira de leite. E ai ele pede a “tetê” dele.
Quero antes dos 3 anos retirar totalmente a chupeta da vida dele, até porque sei que ela faz mal para a formação dos dentes. Pretendo retirar o hábito ate o fim deste ano, vamos ver se conseguirei. Vou esperar minhas férias pq sei que serão algumas noites sem dormir ate acostumar sem a chupeta. O “bom” é que ao adormecer ele sempre cospe a chupeta então praticamente ela só serve mesmo para faze-lo adormecer, mas tentarei fazer a troca com algum brinquedo que goste muito.



Texto retirado do site http://guiadobebe.uol.com.br:

“As mamães não são informadas o suficiente para saber que mesmo as chupetas ortodônticas geram alterações que por vezes não se resolvem somente com a dentição permanente ou uso de aparelho. Muitas vezes a criança precisará também de apoio psicológico para retirada do hábito, terapia fonoaudiológica para as alterações de fala, mastigação e deglutição e tratamento otorrinolaringológico para a respiração.”
Dicas:
0 a 6 meses
A amamentação exclusiva é uma prevenção ao uso da chupeta. ( Como, se precisamos voltar a trabalhar antes disso?)
6 meses a 3 anos
Se o hábito da chupeta já estiver instalado, o ideal é que se retire até essa idade para que os danos sejam pequenos.
3 a 6 anos
Se a mãe sozinha não conseguir retirar a chupeta do seu filho, especialistas como fonoaudiólogos, dentistas e psicólogos devem ser procurados.

Bem, depois de tudo isso que escrevi chupei chupeta ate os 4 anos e minha dentição é perfeita, minha fala tambem, mas é melhor prevenir que remediar, ne? A minha dentista disse que ate os 3 anos os danos sao reversíveis, por isso quero que esta fase termine antes dos 3 anos chegarem.

E vocês, amigas, tem problemas com chupeta? Tem previsão de retirar? O que acham de tudo isso? Vocês chuparam chupeta ate quando? Tiveram algum problema na dentição, fala?


Bjs

4 comentários:

Pri_H disse...

Pois é a chupeta é um dilema, eu quando estava grávida li muito a respeito, mais só me decidi dias antes de ganhar minha bebê.
O rientada por minha irmã que tem 2 filhas e com o exemplo de uma conhecida que decidiu não dar chupeta ao filho( de 4 meses agora)e sofre horrores com o bebê, pois tudo faz com que ele 'peça' o peito.
Duas coisas são FATOS 1º o bebê tem uma necessidade real de sugar, e 2º a chupeta auxilia muito nesse quesito pois acalma o bebê.
Dei a chupeta para a minha assim que chegamos da maternidade, ela não gostou do bico ortodôntico, e só gostou do bico universal.
Apesar dela ser uma bebê muito boazinha, a chupeta me ajuda principalmente quando ela quer dormir, se não fosse a chupeta ela faria o peito de chupeta, como percebo varias vezes, quando ela fica no peito apenas para dormir, pois já esta saciada, mais tem um detalhe se ela suga o peito sai leite, e por algumas vezes ela jogava o leite para fora.
Por essas e outras a chupeta é nossa companheira.
Sobre o fato de tirar a chupeta pretendo começar a trabalhar nisso já quando ela completar 2 anos que é a idade em que a criança não tem mais a necessidade de sucção.
Para isso usarei da fantasia e imaginação tão importante para a criança.
Não existe a fada dos dentes?
Porque não uma fadas das chupetas??

Pri_H disse...

O assunto dá tanto 'pano pra manga' que resolvi estender o assunto lá pelo meu Blog tambem.
bjuss

Estela disse...

Olá Dedéia, a minha filha não pegou chupeta não, e olha que eu tentei bastante com o funchicórea, mas nada... Em compensação ela começou a chupar dedo com 1 mês de idade e o faz até hoje (vai fazer 5 anos)...

Pedi ajuda ao pediatra para tentar fazer ela largar o dedo e a resposta foi a seguinte:
-Mãe, não acho uma boa idéia usar a serra elétrica... então, toda vez que ela colocar o dedinho na boca, tenta chamar a atenção dela para outra coisa.

E assim fiz durante muito tempo, foram meses de palhaçadas, dancinhas, e "olha o disco voador alí no céu, olha".
Funcionou um pouquinho, hoje ela só coloca o dedinho da boca quando está com soninho mesmo..
Se ela puchar a mim, vai ser brabo, pois, chupei dedo até os sete anos de idade e isso comprometeu a minha arcada dentária, tenho que usar aparelho.
Mas aos poucos vou tentando tirar, dá dó, por que é, como no caso da chupeta, um calmante mesmo, mas fazer o que né? Não vou deixar a bichinha chupar dedo até ficar grandona...


Beijos, fica com deus!!!

Fran disse...

Bom, eu sou adepta da chupeta pelos mesmos motivos já citados anteriormente. Gabriel tem 9 meses hoje e já não chupa chupeta o dia todo. Eu evito colocar. Só dou chupeta quando ele já está resmungando de sono. Fora isso, evito. Então, acho que não vou ter muito problema pra tirar dele não. Vamos ver... rsrsrs

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin