quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vinagre: O nosso aliado do dia a dia!

Você sabia que o vinagre não serve apenas para ser utilizado na sua cozinha? Ele é um excelente aliado para a limpeza diária de sua casa além de nos livrar do mofo.

Veja aqui algumas dicas de como utilizar o o vinagre branco de álcool:

MOFO NUNCA MAIS
É simples limpar os rejuntes que acumulam mofo: você só precisa de uma escova de dentes velha embebida em uma boa quantidade de vinagre. Esfregue-a nos azulejos, deixe agir por duas horas e, depois, lave com água e sabão. Quer mais? Para livrar-se do cheiro de mofo no armário, esvazie o móvel e coloque dentro dele, durante a noite, uma bacia com vinagre puro. No dia seguinte, passe um pano com água.
RESPIRE ALIVIADA
Cachorros e gatos são uma delícia - e o cheiro da urina e das fezes deles não vão mais atrapalhar! Após tirar os excrementos dos bichinhos, ponha num balde duas partes de água e uma de vinagre. Molhe um pano na mistura e passe-o no local. Pronto!
XÔ, MANCHAS
Tem uma peça de roupa manchada? Misture quantidades iguais de água e de vinagre em um borrifador e, antes de lavar, espirre a solução sobre a região afetada. Então, coloque a roupa na máquina, espere ela encher e adicione uma xícara (chá) de vinagre à água. Depois, é só lavar normalmente.

PANELAS NOVAS
Não há nada mais chato do que limpar a comida que fica grudada na panela quando a esquecemos no fogo... Por isso, este truque é tão legal: coloque no utensílio água suficiente para cobrir a sujeira e quatro colheres (sopa) de vinagre. Leve ao fogo, deixe ferver e, quando esfriar, lave de novo. Serve para alumínio, inox ou tefal.
FOGÃO BRILHANTE
O vinagre também faz maravilhas pelo seu fogão e forno. Deixe um pouco do produto sobre a gordura por 15 minutos e, após o período, ataque com sabão neutro e uma esponja. O esfrega-esfrega ficará bem menos penoso e o resultado, simplesmente brilhante!
JANELAS E ESQUADRIAS BRILHANTE
limpe-as com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida, passe uma flanela ou outro pano de de tecido fofo.

COPOS BRILHANTES
Para deixar os copos de vidro mais brilhantes, basta mergulhá-los em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre. Deixe de molho por cerca de meia hora. Em seguida, lave os copos com detergente. O vinagre age contra a gordura e o vidro ainda fica mais transparente.

CASA PERFUMADA
Todo mundo gosta que a casa fique com um cheirinho bom. Para isso, dentro de um borrifador, coloque água e um punhado de cravos-da-índia. Deixe descansar por alguns dias e, então, borrife pelos ambientes.

PAREDES LIMPINHAS
Por mais que você reclame, não tem jeito: as crianças rabiscam as paredes. Sem falar em marcas de sapatos ou de móveis. O vinagre branco é uma solução rápida para remover essas manchas sobre a pintura. Faça uma mistura com a mesma quantidade de vinagre e água morna e aplique sobre as marcas. Esfregue com um pano macio até que desapareçam totalmente.

ODOR NO RALO
O acúmulo de sujeira é o principal responsável pelo odor. Para eliminar o mau cheiro, use essa mistura poderosa: um quarto de xícara (chá) de bicarbonato de sódio e meia xícara (chá) de vinagre branco. Cubra o ralo e deixe agir por alguns minutos. Enxágue com muita água quente.

Fonte: Planeta Sustentável

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Déia!!!

Mas quanta dica boa! Nossa!!!
Lá em casa tem um cheiro muito forte de mofos nos armários, vou tentar seguir a dica e ver se funciona mesmo!

Beijão
Ju

Rose disse...

Oi flor, é a mais pura verdade, eu já utilizo ele pra limpar tapete, é otimo,adorei o post, boa quinta bjinhus

Chris Ferreira disse...

Oi Déia,
não sabia dessas dicas. QUe legal.
Aproveito para te desejar um Dia das Mães muito especial, cercado de carinhos e beijinhos.

Beijos.
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

REDE DE MULHERES NO PENIEL disse...

QUANTAS DICAS! MUITO BOM, O MOFO É TERRIVEL. PARABÉNS! JA ESTOU TE SEGUINDO. DEUS TE ABENÇOE.

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin