terça-feira, 29 de março de 2011

Vamos guardar os brinquedos?


Você é daquelas que no final do dia olha para a casa e dá vontade de gritar e sair correndo com tanta bagunça e brinquedos espalhados pela casa?
É daquelas que briga constantemente com o filho para que ele guarde todos os brinquedos, mas no final das contas, exausta, quem acaba guardando é você???
Então este é o post ideal para você.
Aqui descrevo algumas dicas para que as crianças passem a guardar seus brinquedos depois da brincadeira sem estresse.

1- Escolha um lugar para guardar os brinquedos considerando a altura da criança. Pode ser um baú, um grande saco de brinquedos, um gavetão, etc.
2- Trabalhe com ele. Comece quando a criança ainda é muito pequena, assim terá o hábito de guardar os brinquedos no final do dia.
3- Faça com que guardar os brinquedos seja uma atividade familiar. Este é um bom momento para que os pais revisem os brinquedos que precisam de conserto, ou desfaçam-se daqueles que já não podem ser consertados. Uma reparação simples pode manter um brinquedo por um longo tempo.
4- Mantenha expectativas razoáveis. Seu filho talvez não possa fazer as coisas da maneira que você gostaria, mas este é o momento adequado para ensinar e aprender.
5- Seu filho pode necessitar de ajuda para entender o que precisa fazer. Trate de dividir a atividade de recolher brinquedos em pequenos passos, por exemplo, diga algo como “ponha todos os blocos na sacola e pendure no gancho”, ou “recolha todos os carrinhos do chão e ponha na estante (ou na caixa)”.
6- Recompense o bom comportamento do seu filho. Quando ele guardar os brinquedos, como recompensa, compartilhe tempo extra com ele.

7- Converta recolher os brinquedos num jogo. Diga algo como “eu vejo um quadro verde”, deixe que seu filho identifique o objeto e o guarde na caixa ou saco de brinquedos.
8- Mantenha disponível uma caixa para brinquedos pequenos e partes extraviadas. No final do dia, poderá organizar as coisas. Seu filho saberá onde buscar objetos perdidos.
9- Use um relógio com alarme e jogue com seu filho sobre “quantos brinquedos pode recolher antes que o alarme soe?” Vocês vão se divertir muito.
10- Faça com que cada membro da família recolha 5 objetos e os guarde no local indicado. Não se esqueça que as crianças aprendem também imitando as ações dos adultos.
11- Ensine seu filho o lugar adequado para colocar no chão os brinquedos assim como outros objetos da casa. Recorte uma revista, a foto do brinquedo e cole-o na caixa ou na gaveta de brinquedos em que deseja guardar o brinquedo.

Facil né? Então, mãos a obra!!!

Beijos

7 comentários:

Dany (Toka Brasil) disse...

Aqui tenho um "cesto" em cada cômodo. Assim, acabou de brincar, guardou. Simples assim.
Adorei seu post e seu blog.
Tudo aqui parece ser feito com muito carinho, adoro isso!
Vim parar nele depois de visitar o "Vestido de ROdar" da minha amiga Rê, um blog que adoro também.
Vou te seguir pra poder voltar e acompanhar as novidades.
Uma ótima quarta-feira pra vc.
Beijos, beijos!!!
Twitter: @tokabrasil
www.blogtokabrasil.blogspot.com

MÃE DO GUI disse...

A minha casa noo final do dia tá assim? Quem recolhe? Euzinha né? O gui ainda não dá!!

Adorei as dicas!!!

Bjo

Estela disse...

Ótimas dicas!!! Bjs!!

Patrícia disse...

Lá em casa temos duas regrinhas básicas:
1º Só pode ficar fora do lugar o brinquedo (s) que está sendo usado.
2º Vai pegar um brinquedo, tem que guardar o outro.
Faço isso desde que eles eram bem pequenos e sempre deu certo! Criança sempre brinca até não aguentar mais e se não tiver regras, quem vai guardar tudo? Tem dado super certo!
Adorei as dicas!
Bjs

Déia. disse...

Aqui em casa tambem desde sempre faço Matheus guardar Tudo!
Ele ate ja sabe... acabou de brincar tem que guardar...
:)
Aqui tambem da bem certo educacao desde pequeno é a melhor coisa rs
Bjks

Unknown disse...

O ideal é realmente ensinar desde pequeno! vale a pena!
Adorei as dicas!

Bjos!

Angelica disse...

Eu não tenho filhos, mas tenho dois cães. Eu jogo com eles e amá-los como se fossem meus filhos. Eu tenho uma caixa com todos os brinquedos para cachorro. É importante para manter a ordem. beijos

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin