terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Adubo orgânico em casa

Saiu no Jornal O globo desta semana uma reportagem sobre adubo orgânico feito em casa. É muito prático, não deixa odores ( como muitos pensam ), é uma maneira de "reciclar" o que seria jogado fora e é excelente para suas plantinhas ficarem lindas e crescerem saudáveis.É engraçado como isso está voltando à tona. Meu pai, quando éramos crianças já fazia isto na nossa casa em Friburgo.
Ele abria um grande buraco no local onde ficava a horta e ia jogando ali todos os restos de alimentos, cascas de ovos, borra do café (depois de feito), etc e jogava por cima uma camada de terra e regava. Ele fazia isso diariamente e após um período de maturação aquela terra meio avermelhada ficava pretinha! E as plantas agradeciam.
Então, vamos aprender?
Primeiro vamos ao nome: Compostagem: é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s).

Composteira na caixa. Ideal para pequenos espaços, esse método utiliza uma caixa de plástico (aquelas de verdura de supermercado) ou até mesmo aquelas lixeiras plásticas com tampa . É uma boa solução para quem mora em apartamento ou tem um quintal pequeno.

Modo de fazer:
Forre o fundo da composteira com uma camada de aproximadamente 10 a 15 cm de folhas, galhos ou palha que são materiais secos que auxiliarão na aeração do composto e na absorção do excesso de água. Depois, regue para umedecer esta primeira camada.
Adicione uma camada também de aproximadamente 10 a 15 cm de lixo orgânico. Umedeça.
Adicione uma camada de terra sem compactá-la e umedeça.
Depois, vá alternando uma camada de lixo orgânico com uma camada de terra , sempre em camadas de aproximadamente 10 a 15 cm e umedecendo as camadas para que a umidade da compostagem seja uniforme.
A última camada deve ser de terra . Acomode a terra da última camada de maneira que cubra totalmente a camada de lixo orgânico logo abaixo.
Tampe a composteira para evitar atrair insetos ou moscas que depositem ovos no composto.
Regue e revire o composto com uma pá, de dois em dois dias para permitir melhor ventilação, depois tampe novamente.
Na hora de regar, tome cuidado para não encharcar o composto que deve ser apenas umedecido.

DICAS:
Adicionar jornal umedecido ao lixo orgânico pode fazer com que este seja decomposto mais rapidamente. Isso porque os resíduos dos alimentos, vegetais, leite e cascas de ovos são ricos em nitrogênio enquanto o jornal é rico em carbono .

É justamente o equilíbrio entre esses dois elementos químicos que, além de acelerar o processo da compostagem, torna o composto produzido mais rico para as plantas. Portanto, não exagere ao acrescentar o jornal umedecido: uma ou duas folhas para cada camada deve ser o bastante.

Outra dica que pode tornar o processo da compostagem duas vezes mais rápido é adicionar à primeira camada da compostagem, algumas minhocas (podem ser adquiridas em lojas de jardinagem).

Como há fermentação no processo de compostagem, é normal que a temperatura chegue a 60 ou 65º C dentro da composteira. Somente quando o composto já estiver pronto, a temperatura deve ficar abaixo de 37º C.

Em aproximadamente três meses seu composto estará pronto . Ele estará com uma coloração de terra preta, com consistência solta, muito leve, e um cheiro gostoso de mato!

5 comentários:

Bianca disse...

Acredita que aqui em casa não temos plantinhas?

Beijos

Marcia Taborda disse...

Oi, Déia,
Bacana as dicas! Precisamos de fato rever nossas atitudes do cotidiano em prol da preservação do nosso sofrido planeta. Agora o mais legal foi vc ter dito que fazia isso com seu pai, o que reforça o nosso papel de educadores. Se um pai joga lixo pela janela do carro, mesmo que ele diga que está errado, a criança aprendeu com o exemplo. Sendo assim, precisamos ter a consciência de que a nossa responsabilidade é enoooorme - ela é do tamanho do nosso mundo!

Compartilhamos um link para esse post no Portal da Escola Virtual para Pais (www.escolavirtualparapais.com.br), ok?
bjks,
Marcia Taborda

Kcau disse...

Oi Déia
eu tenho este composto em casa. Ô bixinho pra feder viu. *rss
Será que eu estou fazendo alguma coisa errada?
Xêru

Ana disse...

adorei..eu ja conhecia o método..pena que nem td mundo possa fazer em casa..
beijos,otima semana!!
;-)

Estela disse...

Muito boa essa idéia, né? Eu tenho algum tempo aqui no meu quintal um minhocário que fiz com um galão de água de 20ls cortado na boca e com alguns furos embaixo. Catei minhocas no quintal e á partír daí tudo que é lixo orgânico aqui em casa vai pra lá.
Bjos!

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin