sábado, 20 de março de 2010

Diabetes Infantil

Existem muitos casos em que as crianças desenvolvem diabetes e os pais não conseguem identificar. E quando isso acontece, não sabem como controlar o problema. Por essa razão, selecionamos alguns sintomas que podem ajudar aos pais a observarem alguma alteração no comportamento dos filhos.
Sintomas:
Diabetes tipo 1:
  1. Aumento rápido dos níveis de açúcar no sangue.
  2. Muita sede.
  3. Aumento de fome.
  4. Emagrecimento ou perda de peso.
  5. Aumento da frequência em urinar.
  6. Fraqueza, cansaço e tonturas.
  7. Cãimbras e formigamentos.
Diabetes tipo 2:
Normalmente não apresenta sintomas, mas se a pessoa apresenta sintomas, estes podem incluir:
  1. Sede.
  2. Necessidade de urinar com frequência.
  3. Perda de peso.
  4. Visão nublada.
A maioiria dos casos de diabetes tipo 2 se descobre durante uma consulta de rotina.

Quanto antes se diagnostique o diabetes, mais eficaz será o controle da doença. Por isso, se notar alguma alteração no comportamento do seu filho, procure o médico. Se o diabetes não for detectado e tratado a tempo, pode causar uma mudança brusca na taxa de glicose no sangue.

O diabetes normalmente é diagnosticado mediante uma análise que mede os níveis de glicose no sangue. A análise se realiza estando em jejum na noite anterior. Para o diabetes tipo 2, faz-se uma prova de tolerância oral à glicose. Realizam-se análises de sangue e de urina antes e depois de beber uma solução com glicose.


Como se trata das crianças e bebês com diabetes?

tratamento é diferente segundo o tipo do Diabetes. Para o Diabetes tipo 1, o tratamento normalmente é à base de aplicações de injeções de insulina diárias. O conteúdo depende muito da necessidade que tenha o paciente. Ao mesmo tempo faz-se o controle do nível de glicose no sangue.

O fornecimento gratuito de medicamentos e insumos pelos Estados ou Municípios é garantido pela Constituição Federal. Em algumas localidades a distribuição tem sido espontânea. Para saber se em sua região esse processo administrativo é eficaz, em que locais retirar e quais as quantidades ou tipos de medicamentos/insumos são fornecidos, é necessário que se dirija a uma unidade do SUS mais próxima de sua residência e questione na farmácia. Caso não lhe saibam informar ou informem que não há esse tipo de distribuição, a opção é o ingresso de uma ação judicial para exigir o cumprimento da Lei, cujo primeiro passo é consultar um advogado, seja ele público (defensoria pública) ou particular.

Para o Diabetes tipo 2, em regra geral, não é necessária a administração de medicamentos. Pode-se controlar a doença vigiando o índice de glicose no sangue, obedecendo a uma dieta adequada, e praticando exercícios físicos todos os dias.

No tratamento também se implica o estado emocional, social, além do médico e do paciente. Para que um tratamento seja efetivo, é necessário um trabalho educativo realizado entre pais, familiares, médicos, professores, e todos que tenham um contato mais direto com as crianças.

Nenhum comentário:

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin