quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sobre Questões alimentares

Amigos, esta conforme vocês acompanharam no blog. Foi “A” semana. Matheus todo encatarrado e ainda por cima com amidalite.
Conversando com a pediatra, na frente do maridão, falei com ela sobre esta “catarreira” sem sentido do Matheus. Ele não tosse, não tem nariz entupido, não está resfriado, apenas encatarrado, e muito. É aquele catarrão verde! (Eca).
Daí uma coisa que já estava cismada era com os: ninho soleis, guaranás naturais desse de copinho tipo guaraplus, todinhos e kapos da vida.
Já havia percebido que sempre que ele tomava um desses, onde encostava na pele ficava tudo avermelhado e meio inchadinho. Daí passavam uns 15 minutos e sumia tudo. Nunca achei isso normal, mas meu marido cismava que tava doida que era normal (hein, como assim normal?!?!!) e sempre comprava caixas e caixas desses produtos e Matheus passou a consumi-los praticamente diariamente. De noite? Só leite com nescau!
Comecei a pensar se não poderia ser dos achocolatados em excesso, os ninhos soleis que tomava diariamente...
Na consulta mensal esqueci de perguntar mais a fundo sobre isso e agora esta semana, com aqueles febrões absurdos levei ele novamente na pediatra e meu marido me acompanhou. Resolvi perguntar. Ela disse que ele pode sim estar tendo alguma reação alergia a esses alimentos e que ela não aconselhava a ingestão diária desses produtos. Até porque no começo pode não dar nenhuma reação, mas com o consumo diário o organismo vai saturando até aparecerem as reações. E até mesmo a formação de muco. Rafael ficou meio incrédulo, mas aceitou fazer o teste de tirar por um tempo esses alimentos.
Tudo bem que hoje ( A consulta foi ontem ta?) ele já queria dar novamente de café da manhã o ninho soleil e ficou com “raiva” quando disse que não era para dar. E sim o leite. Aff HOMENS!!
E não deu, deu o itambezinho de maçã ,banana e mamão que a dra disse que esse podia.
Porque eles querem sempre dar coisas artificiais se podemos oferecer coisas naturais?
To vendo que vou entrar numa batalha...
Mas enfim, buscando na internet e copiando tudo pra ele achei a seguinte matéria:

"Elimine os laticínios da dieta do seu filho. Os laticínios podem espessar o muco e estimular o aumento da produção de muco. Se as alergias do seu filho forem sazonais, talvez seja útil evitar também trigo integral durante a estação em que ocorre alergia, pois muitas crianças são sensíveis a esse alimento.
A criança com alergias respiratórias também pode ser alérgica a determinados alimentos. Além dos laticínios e trigo, os agressores comuns incluem ovos, chocolate, nozes, frutos do mar, frutas e sucos cítricos. Experimente eliminar um desses alimentos durante algumas semanas e veja se há uma melhora. Adote uma dieta de eliminação ou rodízio alimentar para descobrir alergias alimentares. Ou mantenha um registro diário dos sintomas do seu filho e dos alimentos ingeridos.
Estimule seu filho a beber muita água para liquefazer as secreções e facilitar a expectoração.
Elimine gorduras cozidas e óleos. Quando o corpo do seu filho está sob qualquer tipo de estresse, inclusive o estresse de uma reação alérgica, o sistema digestivo não está tão forte quanto o costume, e as gorduras - difíceis de digerir até mesmo nas melhores épocas - podem sobrecarregar ainda mais o sistema digestivo. Da mesma forma, as gorduras não-digeridas contribuem para a produção de muco e promovem um ambiente interno tóxico."

Fonte: Saude Informações

"A relação chocolate/alergia ainda não foi totalmente esclarecida. Para uns, o chocolate não determina reações alérgicas, enquanto para outros é um alimento de alto teor energético, porém causador de sensibilidade a longo prazo. A verdade, porém, é que apóes a Páscoa crescem os casos de alergia, principalmente nas pessoas com passado de hipersensibilidade cutânea ou asma brônquica. Fala-se em alergia alimentar quando ocorre uma reação aumentada frente a determinada alimentos, como frutos-do-mar, carne de porco, peixes, ovos, condimentos, bebidas de frutas(abacaxi, manga, etc), geléias, gelatinas, queijos, conservas, refrigerantes, etc. Difere da intoxicação alimentar, que é uma reação do organismo ao componente nocivo (toxina, germes, etc), encontrado em certo alimentos (ovos, salsicha, pastel, etc). As alergias alimentares são mais freqüentes nas crianças, sendo encontradas em 28% dos indivíduos com passado de hipersensibilidade. As manisfestações alérgicas podem ser imediatas (menos de duas horas após a ingestão) ou retardadas (mais de 2 a 48 horas). As reações mais evidentes ocorrem na pele, como vermelhidões (46%), urticárias (23%), erupções localizadas (10%) e outras formas (menos de 5%), no tubo digestivo (por abdominal, náuseas, vômitos ou diarréia), nos pulmões (crise de asma, dor torácica, rinite ou anafilaxia), nos vasos (enxaqueca, vasculites, etc), artrites e até doenças psicológias (ansiedade, depressão, etc)"

fonte: Farmacia Rosario

3 comentários:

♥ Fab's e Luana ♥ disse...

Olá Déia!!! Espero que o pequeno esteja bem... pois é o Pediatra da Luana me disse que o consumo excessivo de certos alimentos pode trazer algum problema pro bebê... estou super cautelosa no que dou pra Luana... é melhor prevenir né?! Os homens??? afffff kkkkk Beijinhos:) em especial no Matheus

Pri_H disse...

Mãe sempre sabe das coisas...não 'sismamos' á toa, rsrs
Tb acho Déia, que não é bom dar esses alimentos industrializados todo dia...é bom dá-los de vez em quando como agrado.
Pode ser substituido por um iogurte natural batido com frutas, por exemplo. è mais sáudavel.
E realmente há um monte de alimentos que não são bons em excesso para a criança.
gostei das informações que você postou.
Pai é assim mesmo, eles querem 'estragar' os filhos rsrsrs, o pai da minha fica falando que vai dar danoninho pra ela ele diz "Mamãe esconde de vc o melhor!" hahah vê se pode!
Mas eu não deixo, nós mães sabemos o que eh melhor pra eles.
bjuss e saúde pra o seu baby

Patrícia disse...

Déia, sou super alérgica e vo com sinusite, etc e tal... Minha mãe, desesperada com meu sofrimento, conversou com vários pediatras e descobriu o mesmo que vc. Daí, parei com iogurtes, "este ninho soleil" é o meu preferido! Rsss.
O fato é que depois disto, minhas crises diminuiram muito.
Tenho certeza de que vai dar tudo certo para o Mateus! Beijos e bom final de semana.

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin