domingo, 6 de setembro de 2009

Crianças de 2 a 3 anos

O que gosta de fazer?

Brincar é a atividade principal da criança.
Ao brincar, a criança desenvolve a atenção, imitação, memória, movimentação, equilíbrio e imaginação. Também constrói curiosidade, confiança e auto-estima.A família precisa organizar o ambiente, oferecer livros, objetos e brinquedos. Criar situações para a criança olhar, brincar de correr, pular, saltar, empurrar ou puxar objetos,sozinha e também com outras crianças.
A criança acha que é o centro do mundo e tem dificuldade de compartilhar.

Que brincadeiras elas mais gostam?

De “esconde-esconde”, cantar, dançar, bater palma, rolar no chão,imitar as pessoas.

Com caixas vazias de tamanhos variados, embalagens vazias e limpas,transformadas em brinquedos.
Gosta de ouvir várias vezes as mesmas histórias.

Como é a criança de 2 e 3 anos?

Nessa idade, a criança começa a entender o que pode e o que não pode fazer. Tenta fazer coisas sozinha, embora ainda precise da ajuda dos adultos. Já consegue organizar o pensamento e formar frases completas para se comunicar. Usa o desenho e os rabiscos para mostrar o que vê e o que pensa. Nas atividades do dia-a-dia, junto com a família, vai aprendendo noções de tamanho,cor, peso, quantidade e lugar.
Freqüentemente, a criança sente medos e não sabe explicá-los. Alguns desses medos são das coisas novas, outros são frutos de sua imaginação. Os adultos devem compreendê-la, não ridicularizá-la, nem humilhá-la para fortalecer a sua segurança emocional. A criança tenta resolver conflitos com outras crianças na base dos empurrões e tapas. Os adultos devem ensinar que essa não é a melhor forma de resolver problemas. Histórias infantis ajudam a criança a se identificar com personagens e aprender com eles.



Nenhum comentário:

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin