terça-feira, 8 de setembro de 2009

Alimentação

Entre 1 e 3 anos , a criança precisa comer seis refeições por dia: café da manhã, lanche,
almoço, lanche, jantar e lanche antes de dormir. O leite materno pode ser oferecido como lanche, nos intervalos das refeições.
A saúde depende de uma alimentação variada, colorida, com alimentos limpos e frescos. Deve conter feijão, arroz, milho, batata e outras raízes, frutas e verduras, pão, massas, leite e derivados, carne e óleo. E evitar sempre doces, balas, salgadinhos, café e refrigerantes.
Os alimentos devem ser oferecidos em pequenos pedaços, para que a criança conheça cada alimento e aprenda a mastigar e engolir. Assim, vai se acostumando a comer alimentos de gosto e consistência variados.
A alimentação de toda a família é mais saudável quando tem pouca gordura, sal e açúcar. A criança pode recusar certos alimentos ou querer comer só um tipo de alimento. A família deve incentivar a criança, sem forçá-la, a comer todo tipo de alimento disponível. Quando ela recusa uma refeição, é preferível guardar e oferecer mais tarde. É importante que a criança participe das refeições junto com a família e tenha seu próprio prato e talher. A criança alimenta-se melhor se a refeição é feita em ambiente tranqüilo, sem brigas ou distrações, como televisão ligada.

Nenhum comentário:

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin