segunda-feira, 6 de junho de 2011

Festa junina...


Ah, como eu adoro festa junina.. friozinho, comidinhas deliciosas e muita bagunça! Este ano estamos tentando marcar na casa de uma amiga nossa uma mega festa junina com todos os amiguinhos do Matheus. Vai ser divertido.Falando um pouco da Festa.

Sua Origem:
As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.
Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).
A dança típica é a quadrilha, feita para agradecer a boa colheita e homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro.

Aqui abaixo posto umas receitinhas que A-DO-RO fazer e comer!

Arroz doce
Ingredientes

1/2 xícara de arroz.
4 colheres (sopa) de açúcar.
1 litro de leite.
Canela em pó.
1 pitada de sal.

Modo de Preparo
Leve o arroz a cozinhar em 1/2 litro de leite, acrescentando aos poucos, o restante do leite, até o arroz fica bem cozido. Coloque o açúcar e o sal. Sirva o arroz polvilhado com canela.
Dica: Pode acrescentar coco ralado, amendoim torrado, leite condensado, raspas de casca de limão.

Canjica

Ingredientes

500g de canjica
1 litro de leite
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
2 pedaços de canela em pau
1 colher de café de sal

Modo de fazer

Prepare a canjica: Cate a canjica para retirar grãos estragados, pedrinhas e outras sujeiras. Depois lave bem numa peneira e ponha de molho a noite toda numa tigela com água o suficiente para cobrir todos os grãos e passar mais uns 2 a 3 dedos. No dia seguinte quando fôr cozinhá-la, acrescente mais água se achar necessário. A água deve cobrir a canjica e ainda sobrar uns 2 dedos quando estiver na panela.

Cozinhe a canjica:A canjica pode ser cozida em panela de pressão, ou numa panela grande comum.

Panela de pressão: Ponha a canjica na panela com a água em que estava de molho e acrescente mais se fôr necessário. Tampe-a, segundo as instruções do fabricante, e cozinhe por 20 minutos desde o começo. Comece com fogo algo e no meio do cozimento, quando a panela começar a fazer barulho, abaixe o fogo. Depois de 20 minutos, retire-a do fogo, ponha na pia embaixo da torneira e deixe correr um fio de água fria sobre a tampa. Quando a panela esfriar um pouco e perder a pressão, abra-a com cuidado.

DICA: Nunca encha a panela de pressão acima da metade, pois caso contrário, quando começar a pegar pressão, o caldo começará a sair pelo furo da tampa da panela e dificultará o cozimento.

Panela comum: Coloque a canjica numa panela grande com a água do molho e acrescente mais se achar necessário. Ela deve cozinhar até ficar bem macia. Vai demorar um pouco mais, mas ficará igualmente saboroso.

Terminea canjica: Depois que a canjica estiver cozida, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado, a canela em pau e o sal. Se quiser acrescentar o amendoim torrado e moído e o coco ralado coloque também nessa hora. Misture tudo muito bem e deixe cozinhar até o caldo engrossar e ficar cremoso. Sirva quente ou ao natural. Se quiser pode polvilhar um pouco de canela em pó também.

Prepare o amendoim: Torre o amendoim no fôrno e depois vire sobre um pano de prato. Dobre o pano e esfregue os amendoins para soltar as peles. Separe os amendoins das peles e passe-os por um processador de alimentos para moer bem fininho.

Cocada

Ingredientes:
2 colheres de sopa de manteiga
1 coco grande ralado grosso
2 copos de açúcar refinado
1 lata de leite condensado

Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes numa panela, em fogo alto. Deixar cozinhando mexendo sempre, com colher de pau. Quando estiver quase seco e desprendendo do fundo da panela, mexer com mais rapidez até o doce ficar moreno. Depois desligar o fogo e vai tirando com uma colher e colocando num tabuleiro. Quando esfriar colocar numa vasilha de vidro com tampa.

Isso, claro, sem contar no típico cachorro quente com bastante molho!

beijocas

5 comentários:

Chris Ferreira disse...

Oi Déia,
também adoro festas Juninas.
Adoro canjiga , hummm que água na boca que deu.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Kah disse...

Não consigo formular uma frase decente, só penso em canjica. Hauahu
Beijão!

Ingrid Faria disse...

Amo canjica!
Vim aqui agora e amei o blog
Vou passar a vir sempre

Bianca disse...

Acredita que eu não gosto de nenhuma comida típica desta época?

Beijos

Rose disse...

Hummm canjica que delicia rsrs
boa fimd bjinhus flor

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin