quinta-feira, 28 de abril de 2011

Maus hábitos, como livrar-se deles?

Qual criança não passou por um momento em sua vida sem adquirir um mal hábito como roer unha, colocar o dedo no nariz, ter um tic nervoso qualquer, falar palavrões, etc? Temos que ter muito tato para conversar com a criança e mostrar a eles que aquela atitude não é legal e que aquilo tem que parar.
Mas como fazer? Como agir e em que momento conversar com a criança? Porque eles adquirem essas manias?
Então fui à caça.
Existem alguns motivos pelos quais uma criança começa a repetir uma má ação. Uma das vias para adquirir um mal hábito é a imitação. As crianças, principalmente as mais pequenas, aprendem imitando. Em casa, as crianças imitam aos seus pais e/ou irmãos. Na escola, aos seus companheiros. Outro motivo para que eles venham a adquirir esse mal hábito é quando a criança quer chamar a atenção por algum motivo. Ela não consegue se expressar e acaba, no mal hábito, expressando sua insatisfação.
Por isso devemos sempre introduzir bons hábitos na vida das crianças. Elas são como esponjas e tudo que vê ou ouve elas acabam por reproduzir. Por isso, por mais difícil que seja, às vezes, tente conter os palavrões para que seu filho não saia por ai dizendo palavras indesejadas que nos deixam tão envergonhada. É, porque, com certeza, eles irão soltar aquele sonoro filho da P***, bem na frente daquela pessoa que você não tem tanta intimidade só para de deixar com a cara rachada de tanta vergonha.
Matheus até que tentou falar alguns palavrões por aqui, mas cortamos logo dizendo a ele que aquela palavra não era bonita, que era muito feio falar aquilo e passamos a nos policiar. E quando, sem querer, falamos, pedimos desculpas a ele dizendo que não vamos mais repetir aquela palavra porque sabemos que é feia. E com isso ele entendeu que não pode falar e por enquanto o palavrão (que era apenas 1) não foi mais dito por aqui.
Agora outro hábito adquirido, que com certeza veio de algum coleguinha de colégio, foi o de tirar meleca (vulgo "limpar o salão"). Esse, ainda não consegui fazer com que largasse o hábito, mas sempre converso com ele, digo que é feio um rapazinho fazer isso, mas não tem jeito.
Acho mesmo que terei que ter muita paciência e muita conversa para que mais esse mal hábito seja eliminado da vida do Matheus.
E o filho de vocês, tem alguma mania que te deixa irrequieta? Como você lida com essa situação?
Beijos

Nenhum comentário:

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin