quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Alimentos que se combinam e os que não se combinam

Sempre ouvimos falar que alguns alimentos se conbinados com outros perdem suas propriedades, mas nunca sabemos ao certo quais são essas combinações.
Então vão aqui algumas dicas:
1 - Arroz com feijão: Ricos em aminoácidos, formam proteínas importantes para o bom funcionamento do organismo. Os minerais e vitaminas contidos nessa combinação ajudam no equilíbrio metabólico e intestinal. Quer melhorar o efeito? Substitua o arroz tradicional pelo integral, que possui mais fibras.
2 - Feijoada com laranja: A fruta ajuda na digestão da feijoada. Como é ácida, a laranja diminui o Ph (índice de acidez) do estômago, favorece a quebra dos alimentos em partículas e facilita a anexação de nutrientes.
3 - Café com leite: Poderosa fonte de ferro, vitamina C e cálcio, o leite perde suas propriedades quando misturado com café. A cafeína dificulta a absorção desses três nutrientes. Opte por uma das duas bebidas.
4 - Queijo e presunto: O ferro do presunto competirá com o cálcio do queijo durante a fase de absorção pelo intestino. Assim, é bem possível que boa parte dos nutrientes de um dos dois alimentos não seja aproveitada pelo organismo.
5 - Café ou chá verde após a refeição: O famoso cafezinho ou mesmo aquela xícara de chá verde depois do almoço ou jantar é sagrado para muita gente. Mas ambas opções são ricas em cafeína, que prejudica a assimilação de ferro e de vitamina C. Antes de beber, espere duas horas.
6 - Beber e comer: Ingerir líquido e comer ao mesmo tempo diminui a concentração do ácido gástrico, responsável pela quebra dos alimentos. Isso atrapalha a digestão e reduz a absorção de vitaminas e minerais. Aguarde cerca de duas horas para beber algo. Se tiver muita sede, prefira água, pois é menos prejudicial.

OS ALIMENTOS QUE PODEMOS MISTURAR:

1. Cereais com frutas e castanhas.
2. Cereais com verduras e castanhas.
3. Cereais com verduras e feijões.
4. Frutas com cereal e mel.
5. Pouco mel em leite de soja ou de castanha.
6. Leite de soja com frutas, cereais ou verduras.
7. Castanhas com saladas, frutas, hortaliças ou cereais.
8. Queijo de soja com cereais, raízes de fécula, hortaliças ou frutas.
9. O limão, apesar de ser classificado como fruta ácida, pode ser agregado às saladas,
devido ao seu baixo teor de carboidratos (açúcares). Exceto quando houver tomate.

OS ALIMENTOS QUE NÃO DEVEMOS MISTURAR:

1. Cereais ou raízes de féculas intercalados com frutos ácidos.
Ex.: pão e suco de laranja. Tome primeiro o suco de laranja e depois coma o pão.
2. Dois alimentos da mesma espécie juntos nas mesmas proporções.
Ex.: arroz e macarrão. Teríamos muita concentração de açúcar, o que poderia favorecer fermentações.
3. Frutas não combinam com hortaliças, exceto as frutas oleaginosas.
4. Alimentos doces não combinam com alimentos salgados.
5. Tomate não combina limão devido às reações entre os ácidos que compõem
esses alimentos.
6. Pepino não combina com sal de cozinha. O efeito deste mineral na hortaliça é de ação desidratante.
7. Leite não combina açúcar.

Bjks e boa combinação!

Um comentário:

Mãe Mochileira,filho malinha.. disse...

Oi..meninaaaa,um bocado de coisas dessas eu não sabia!! :-O
adorei,super util!!!
beijos,bom finde!!!
;-)

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin