quinta-feira, 29 de abril de 2010

Meu filho vai ser alto?

Quantas vezes pegamos nos fazendo esta pergunta? Sera que meu filho vai ser alto? Será que vai ser baixinho? Será mais alto que nós?
As curvas dos gráficos mostram um padrão estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Vá no eixo vertical e encontre a altura do seu filho, depois vá ao eixo horizontal e encontre a idade. O compare o ponto de interseção entre ambos e compare com a média da população.
Por ex: Meu Matheus hoje está com 2 anos e 7 meses e está com 94cm. Ele está na faixa entre o percentil 50 e 97 então ele está entre os 15% mais altos.

Pegue a tabela abaixo e veja como anda a evolução do seu filho, lembrando que cada criança é única e seu tamanho vai depender de alguns fatores como:

- tamanho dos pais - é comum observar que pais relativamente grandes tendem a ter filhos com um tamanho acima do normal, enquanto pais mais baixos tendem a ter filhos mais pequenos.
- o sexo da criança - as meninas são geralmente mais pequenas e leves do que os rapazes.
- o estado de saúde da mãe durante a gravidez - algumas doenças ou complicações podem levar a que um bebê seja relativamente menores. A nutrição da mãe durante a gravidez é essencial para que a criança nasça com um tamanho normal.
- cuidado pré-natal - a falta de assistência médica na fase da gravidez anterior ao parto pode levar a um tamanho do bebê, inferior à média.

Pegue abaixo a tabela correspondente ao sexo e idade de sua criança.

Meninas:
Até 5 anos

De 5 a 19 anos
Meninos:
Até 5 anos

De 5 a 19 anos


Depois de medir sua criança e assinalar o ponto de interseção eis o resultado encontrado:

* Percentil 3 - seu filho está entre os 3% mais baixos
* Percentil 15 - seu filho está entre os 15% mais baixos
* Percentil 50 - seu filho está entre os 15% mais altos
* Percentil 97 - seu filho está entre os 3% mais altos

Nenhum comentário:

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin