segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Bolo especial de aniversário.

Essa receita peguei da revista crescer e parece ser deliciosa. E no clima de aniversário da nossa amiga Ro, aí vai a receitinha do bolo.

Massa de pão de ló de chocolate

Ingredientes:
- 12 ovos
- 1 e 1/4 de xícara de açúcar
- 2 xícaras de farinha
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 e 1/2 xícara de achocolatado em pó

Modo de fazer:
Bata bem as claras em neve, coloque as gemas uma a uma e bata novamente. Adicione o açúcar e bata mais uma vez. Desligue a batedeira e peneire a farinha, já misturada com o fermento, mexendo devagar, sem bater. Quando estiver homogênea, distribua a massa em duas fôrmas redondas (tamanhos: 25 cm de diâmetro por 10 cm de altura e 15 cm de diâmetro por 10 cm de altura). A massa só deve chegar à metade da fôrma porque vai quase dobrar de tamanho quando assada. Preaqueça o forno por cinco minutos a 180ºC. Asse até que o palito saia limpo (cerca de 40 minutos).


Recheio de brigadeiro especial

Ingredientes:

- 2 latas de leite condensado
- 2 latas de creme de leite
- 1 colher rasa de manteiga
- 1/2 xícara de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo

Modo de fazer:
Coloque o leite condensado na panela em fogo médio. Acrescente a farinha, que vai deixar o recheio mais consistente, e mexa bem. Adicione o chocolate e continue mexendo. Coloque o creme de leite e a manteiga. Leve ao fogo até desgrudar do fundo da panela (cerca de 15 minutos).

Como montar:
Corte cada bolo em três camadas e molhe cada uma delas com uma calda de água com açúcar. Recheie uma das partes com uma camada bem grossa de brigadeiro especial e, na outra, coloque creme de avelã, vendido em supermercados. Deixe na geladeira por três horas antes de cobrir com pasta americana.

Você vai precisar de 5 kg de pasta americana para cobrir e decorar todo o bolo. Compre corantes das cores que desejar para fazer a decoração (de preferência, os que são liquigel). Para tingir a pasta, coloque duas ou três gotas de corante e vá mexendo com as mãos para que a cor fique homogênea. Faça esse processo até obter o tom desejado. Abra a pasta colorida com um rolo de macarrão e cubra os três andares do bolo cuidadosamente (inclusive se o primeiro for de isopor). Com a ajuda de um cortador de pizza, corte as sobras ao redor. Recorte fatias de pasta para decorar o primeiro andar e tinja uma de cada cor. Grude-as usando um pouquinho de água. Para finalizar, escolha pirulitos e balinhas de goma. Coloque uma fina camada de glacê real (que você compra semipronto em confeitarias) bem rente ao acabamento do bolo, que já deve estar no tabuleiro, e vá colando as balas ao redor. Por fim, espete os pirulitos e, no terceiro andar, coloque as balinhas espetadas em arames dourados maleáveis. Finalize com a vela da sua preferência.

Beijos

Nenhum comentário:

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin