sábado, 18 de junho de 2011

Quanta coisa!!!

Semana passada não foi uma boa semana para mim. Descobrimos na quarta feira que Matheus estava com pneumonia e sinusite.
No fim de semana ele estava ótimo, brincando, se alimentando bem, mas estava com uma tosse com um tiquinho de catarro. Nada dizia que era algo pior. Logo que estava fazendo nebulização nele 2x ao dia para ver se melhorava e ele estava indo muito bem, logo que na segunda feira ele mal tossia e quando acontecia era sem catarro nenhum. Nada de nariz escorrendo também. Na Segunda feira pro volta das 14h m e ligam da creche (tensão!) e dizem que Matheus estava com 39ºC de febre e estava bem amoadinho. Como a pediatra não estaria no consultório na terça feira, resolvi sair do trabalho, pegá-lo e levá-lo à pediatra que disse não parecer estar com nada sério e que poderia apenas estar passando por uma virose dessas, mas mesmo assim pediu que fizéssemos raoi X do tórax e da face. De manhã cedo fizemos o exame e foi comprovado: Pneumonia e sinusite. Entrou no mesmo dia no antibiótico que tomará até o fim da semana que vem e não está indo à creche.
É horrivel ficar em casa com ele o dia todo! Ele fica exremamente irritado, mas a ordem é descansar e não fazer nenhum esforço. Ontem tive que ficar com ele em casa porque o antibiótico atacou a flora intestinal dele e está sendo medicado para que não tenhamos que trocar o antibiótico e começar tudo novamente. Matheus tem ficado na casa da vovó Yedda até a melhora completa dele.
Graças a Deus ele é uma criança muito saudável. Ele tem se alimentado bem e não parece que ele está com tudo isso. Não reclama de nada (só mesmo na hora de tomar o antibiótico que é HORRÍVEL!!!!!). Aparentemente está ótimo e é justamente por causa disso que ele fica nervoso trancado o dia todo em casa.
E para completar marido também resolveu pegar um resfriado e com isso não pode ficar muito perto do Matheus.

Pneumonia: A pneumonia é uma infecção ou inflamação nos pulmões. Ela pode ser causada por vários microorganismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos.
Esta doença é muito freqüente e afeta pessoas de todas as idades. Muitas destas, anualmente, morrem por pneumonia. A metade de todos os casos de pneumonia é causada por bactérias e, destas, o pneumococo é o mais freqüente.

Como se desenvolve? Normalmente, a doença se desenvolve quando, por algum motivo, há uma falha nos mecanismos de defesa do organismo.
A pneumonia pode desenvolver-se por três mecanismos diferentes:
  • Um deles, bem freqüente, ocorre quando a pessoa inala um microorganismo, através da respiração, e este chega até um ou ambos pulmões, onde causa a doença.
  • Outra maneira freqüente é quando bactérias, que normalmente vivem na boca, se proliferam e acabam sendo aspiradas para um local do pulmão.
  • A forma mais incomum de contrair a doença é através da circulação sangüínea. Uma infecção por um microorganismo em outro local do corpo se alastra e, através do sangue que circula, chega aos pulmões, onde causa a infecção.
O que se sente? A pneumonia bacteriana clássica inicia abruptamente, com febre, calafrios, dor no tórax e tosse com expectoração (catarro) amarelada ou esverdeada que pode ter um pouco de sangue misturado à secreção. A tosse pode ser seca no início.
A respiração pode ficar mais curta e dolorosa, a pessoa pode ter falta de ar e em torno dos lábios a coloração da pele pode ficar azulada, nos casos mais graves.
Em idosos, confusão mental pode ser um sintoma freqüente, além da piora do estado geral (fraqueza, perda do apetite e desânimo, por exemplo). Nas crianças, os sintomas podem ser vagos (diminuição do apetite, choro, febre).
Outra alteração que pode ocorrer é o surgimento de lesões de herpes nos lábios, por estar o sistema imune debilitado.
Em alguns casos, pode ocorrer dor abdominal, vômitos, náuseas e sintomas do trato respiratório superior como dor de garganta, espirros, coriza e dor de cabeça.

Qual o tratamento? O tratamento depende da causa da pneumonia. Pneumonia bacteriana é tratada com antibióticos. O prognóstico depende do tipo de pneumonia, tratamento adequado, complicações e estado de saúde geral. A maioria dos casos de pneumonia pode ser tratada sem hospitalização. Geralmente antibióticos orais, descanso e fluidos são suficientes. Porém, pessoas com pneumonia que têm problema para respirar, idosos e aqueles com outros problemas médicos, podem necessitar tratamento mais avançado.

Se os sintomas piorarem, a pneumonia não melhorar com tratamento em casa, ou ocorrerem complicações, a pessoa geralmente deve ser hospitalizada. Pessoas que têm dificuldade de respirar devido à pneumonia podem necessitar oxigênio extra. Indivíduos extremamente doentes podem necessitar de cuidados intensivos, muitas vezes incluindo intubação e ventilação artificial.

2 comentários:

MÃE DO GUI disse...

Oi, espero que ele melhore logo de vez!!!
O meu Gui esta assim, super gripadinho!!!!
Ai, mãe sofre hein?
O Matheus é muito fofinho!!!!
bjo jana

Déia. disse...

Ah nem fale... sofre demais!
:(
ate sexta ele ira tomar o antibiotico.
Vamos ver como fica.

Beijos e obrigada

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin