segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Escarlatina

Sábado ao chegar de Friburgo recebo um telefonema da minha mãe dizendo que Matheus estava com 38ºC de febre. - Matheus dormiu na casa dela para não ir conosco à Friburgo -
Achei aquilo super estranho já que ele não tinha nada desde outubro do ano passado. Enfim, descansamos um pouco, tomamos AQUELE banho e partimos para minha mãe para buscá-lo.
Chegamos lá ele estava super bem. Minha mãe disse que eles saíram para dar uma volta e Matheus "adorou" uma camisa e uma bermuda que prontamente minha mãe comprou para ele. Gostou tanto que assim que chegou em casa já foi logo trocando de roupa e colocando a nova roupa que havia ganhado.
Chegamos umas 21h em casa e ele foi logo dormir. mais ou menos umas 2 horas da manhã lá estava ele com febre de novo.
No dia seguinte Matheus acorda se coçando TODO. Pedindo para tomar banho para a coceira passar.
Quando tirei a roupinha dele vi que o corpinho dele estava todo empipocado e vermelho, parecendo uma lixa.
Pensando ser do calor (apesar de dormirmos no ar condicionado) dei um bom banho nele e passei pasta d'água no corpinho dele todo. E a febre continuava indo e vindo por volta de 38ºC.
Então resolvi levá-lo à pediatra hoje de manhã achando que ele estava com uma baita de uma alergia. Já que minha mãe mora em Copacabana e estão fazendo, em frente a casa dela, a troca do asfalto. E a casa está TOTALMENTE empoeirada. Pensei que a roupa que eles tivessem comprado e usado sem lavar poderia estar cheia de poeira e por isso toda aquela reação no corpinho dele.
Chegando à pediatra me deparei com um diagnóstico que não estava esperando. ESCARLATINA.
O que é?
Enfermidade aguda, infecciosa e contagiosa, provocada pela bactéria Streptococus scarlatina. A mesma responsável pela amigdalite.Caracterizada pelo aparecimento de feridas, inflamação da garganta, febre, pulso acelerado e descamação da pele e palidez ao redor dos lábios.

Sintomas:
Febre Dor de garganta (fica avermelhada) Vômitos Pulso acelerado (120 a 150 pulsações por minuto) Dores no corpo Abatimento Falta de apetite Sede. Essa última não tem chances com Matheus que até com amigdalite ele se alimenta super bem.
Essas vermelhidões costumam se aglomerar nas áreas de dobras, como axilas, virilhas, prega do cotovelo, formando uma linha bem vermelha, chamada de linhas de Pastia.
Para esta doença não existe vacina.

Como a pediatra disse que Matheus é uma criança muito "forte" e com uma boa saúde a escarlatina se manifestou de forma branda. E foi detectada pela vermelhidão na garganta, palidez em volta dos lábios, febre e corpo feito lixa, principalmente nas chamadas linhas de pastia (virilha principalmente). Com isso ele deverá ficar em casa esta semana toda, tendo eu e Rafael que nos revezarmos para ficar com ele, já que é contagioso. Ela disse também que é uma bactéria muito "vagabunda"que com um simples antibiótico (amoxilina) ela já cede e em 3 dias já se vê a melhora. E que ele deve ter entrado em contato com alguém que esteja com a doença. Por isso ao chegar em casa avisei à creche para alertá-los que poderia ter uma criança com os sintomas acima achando que poderia ser uma alergia.
Agora de tarde, no final do almoço, ele vomitou um pouco da comida, mas a pediatra disse que é do quadro infeccioso.
Vamos aguardar que o medicamento faça seu trabalho e espero não pegar!


Beijos

9 comentários:

Andressa disse...

nossa essa doença é tão antiga...achei que nem existisse mais...
temos sempre que ficar de olho, espero que fique tudo bem com vcs
bjs
andressa
http://mamaetaon.blogspot.com

vanice disse...

Tadinho do pequenoooo!! E ainda por cima nesse calor?!!!
Ainda bem que não é nada sério,e o pequeno é FORTÃOOO,Né??
Tudo vai passar rápidinho..
mil beijos e cheirinho no Matheus.

Maria Flor Atêlier disse...

ô amiga que dó. Nem sabia o que era isso.
Tem um tempão que não nos falamos.
Estou na casa do meu irmão mas amnhã te dou uma ligada.
Beijos Amiga melhoras pro Teteu.
Alê

yedda disse...

Se Deus quiser meu netinho vai ficar logo logo bom.
E vou pedir a Papai do Céu para que vc e Rafa não peguem .
Tenho certeza que o nosso Paizão lá de cima vai atender ao meu pedido .
Ele nunca me faltou porisso logo logo essa familia bonita estará 100% gozando de muita saúde .

gislaine disse...

Eu tou com essa doença ja tem mas de uma semana e hoje eu acordei mal....cansada e com o corpo avermelhado..ja tomei remedio e tou de repouso esperando melhorar...E tambem meu marido tava doente, mas ele ja sarou.

Unknown disse...

Minha filha tá com escarlatina e doloroso vê ela se coçando pois ela tem apenas 2 aninhos ela fala que e formiga picando mas fe em deus logo vai passar ...

Unknown disse...

Apos o banho a escarlatina piora? Digo aparece com maior freqüência os carrocinhos? E esses carriços somem logo?

Déia. disse...

Ola ...
piorar nao piora nao, as vezes vc vai achar que aumenta pq ainda esta em fase de proliferacao.
Mas com o antibiotico ( que em 48h comeca a fazer efeito) ela desaparece.

beijinhos

naty disse...

Estou passando por isso! Muito triste ver ele abatido assim, se coça muito. Hoje esta no terceiro dia de antibiótico e antialérgico. Febre não deu mais. Mas esta muito cansado e irritado. #Mateus, dois anos.

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin