domingo, 18 de julho de 2010

Alivie o stress

Estressada??? Exausta depois de um dia de muito trabalho ou depois de correr o dia todo atrás das crianças? O que fazer para relaxar e ter uma noite de sono tranquila?
Uma dica muito especial é do tempo da vovó.
O belo e maravilhoso escalda pés.
Na medicina chinesa um dos conceitos básicos de saúde é: cabeça fria e pés quentes... e é aí que esse ritual atua. Ele ajuda a desbloquear o excesso de energia estagnada na cabeça, pescoço e ombros, e assim libera as toxinas, relaxa e diminui o stress, por isso, é muito indicado nas dores de cabeça em geral, incluindo as preocupações, além de garantir um ótimo sono!
Aconselhado em casos de insônia, resfriado, má circulação ou simplesmente em friagens de inverno, ele tem inúmeras variações.
Receitas de escalda pés:

- uma bacia grande
- água morna
- essências florais de sua preferência
- sais de banho variados
- flores

Coloque a água morna na bacia com todo o material e deixe os pés descansarem por 15 minutos. Pra completar o tratamento, enxagüe e enxugue os pés. Pressione-o ponto a ponto com o dedo polegar.

* * *

- 1 bacia
- 1 litro de água fervendo
- 1/2 litro de água fria
- Ervas desidratadas ou frescas a sua escolha ( camomila seca e hortelã fresca)
- Gotas do seu óleo de banho preferido ( óleo de laranja, amêndoas ou semente de uva)

Modo de Preparo:
Na água fervendo, coloque as ervas desidratadas e deixe por 5 minutos, coloque em uma bacia a água fria, os óleos e a ervas frescas, junte a água quente, acrescente algum sabonete líquido se gostar e mergulhe os pés na bacia pelo tempo que desejar ou até a água esfriar. Seque os pés e aplique seu hidratante favorito.

* * *

Numa bacia com água quente, suficiente para cobrir os pés, adicione um punhado de sal grosso ou algum chá calmante ou: 1 colher de chá de óleo de amêndoa e 3 gotas de óleo essencial de menta. Misture tudo na bacia. Deixe os pés descansando até a água esfriar.
Para estimulação extra, coloque algumas pedrinhas ou até mesmo umas bolinhas de gude no fundo da bacia e pressione e role os pés sobre eles proporcionando, assim, uma boa massagem na planta dos pés.

2 comentários:

Fabi da Juju disse...

Que legal amiga, vou tentar, preciso relaxar.

Beijos,

Nutrição & Cia disse...

Déia era tudo que eu precisava no sábado. Dá um pulo lá no meu blog e veja meu programa de sábado a tarde. Então andei muito por lá e a bota apertou meu pé no final e isso era tudo que precisava. Eta nós hoje vou pegar todas as dicas do blog da Déia. Lá vai eu salvar mais esse nos meu doc. Bjs

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin