terça-feira, 25 de agosto de 2009

O perigo mora em casa!!!

Meninas, desde que Matheus começou a andar com segurança ele tem fixação em subir nas coisas. Um casal amigo nosso (somos padrinhos de casamento deles) deram para o Matheus de aniversário uma mesa com cadeira. Sendo que eu tive que guardar TUDO porque ele subia na mesa, da mesa, puxava a cadeirinha para cima da mesa e subia na cadeira! MEU DEUS!!! Isso tudo em segundos! Quando ia ver lá tava ele pendurado na cadeira (Que tava em cima da mesa) tentando escalar os móveis da sala.
E escada? CARACA é só abrir a escada que o moleque já ta no 3º degrau num piscar de olhos. Olha, tenho que ter mil olhos em cima desse moleque e mesmo assim ele consegue fazer arte.
Segundo a revista crescer: “Isso faz parte do desenvolvimento da criança. Nessa faixa etária, não adianta proibir a criança de subir na janela ou descer a escada. Ela ainda não possui raciocínio lógico para entender que corre perigo. Se não houver uma barreira impedindo-a, pode ter certeza de que ela vai escalar o que encontrar pela frente."
Ta bom, mas eu ponho grade na cozinha – ele já consegue abrir a porta da grade. Ponho obstáculos na subida da escada - ele tira o obstáculo. Travas nas gavetas??? Ele arranca! Cantoneiras? Arranca. A única coisa que ele não arranca (também se arrancar eu tenho um piripaque) é a rede de proteção em todas as janelas. Mas mesmo assim não o deixo na janela e nem ficar escalando a rede, porque se for para a casa de outra pessoa que não tenha rede de proteção ele não terá o discernimento de que não pode se pendurar na janela. Então até lá em casa é proibido ficar na janela.
Agora minha próxima aquisição será uma trava para geladeira. Colocarei lá em cima da porta (lugar que ainda não alcança) para ver se ele para com a mania de abrir a porta da geladeira e ficar procurando coisas dentro dela. E quando acha (iogurtes, sucos...) diz: mamãe, achei!
Produtos de limpeza ficam sempre no quartinho de empregada em cima de uma prateleira longe de TUDO e bem no alto! Não deixo nada ao alcance dele e a porta do quarto está quase sempre fechada. Mas como ele não tem o hábito de ir lá para o quartinho, fico mais tranqüila.
Banheiro eu tenho o maior cuidado, mas sempre esqueço de deixar a porta fechada e quando vou ver lá ta ele no vaso sanitário olhando lá pra dentro (louco pra brincar com a água – ECA!). Tenho o maior medo dele se desequilibrar e cair lá dentro. Sem contar que ele tem um banquinho que fica próximo a pia do banheiro pra que ele possa escovar os dentes e lavar as mãos após as refeições e esse é o maior perigo também porque quando ele sisma que quer escovar os dentes ou lavar as mãos ele vai correndo para o banheiro pega o banquinho e põe ele na frente da pia e sobe. O problema é que ele não tem noção e, às vezes, põe muito próximo a pia e o banco acaba tombando pra trás e ele cai. Daí lembro que tenho que fechar a porta do banheiro, tiro ele e deixo a porta fechada.
Mas, olha, é difícil... a gente fica 24h monitorando e num piscar de olhos mais lento já era... tão fazendo arte e se machucando.
E com vocês, quais as formas que usam para proteger seus filhos dentro da sua casa? Tem alguma dica de como protege-los ? Algum produto milagroso que eles não conseguem arrancar? Porque segundo as pesquisas o maior índice de acidentes é dentro de casa.
Beijos

3 comentários:

Roberta disse...

Maria Clara não tem esse lance de ficar subindo nas coisas não.
Agora as travas da gaveta ela tb arrancou já. Tirei todas as facas pontudas de lá...
Ah, o forno ela tb sabe que não pode chegar perto quando tá quente. Digo assim: "Tá quente ali, ai ai!" Ela até dá um passo pra trás! :)
Mas, é fogo...às vezes quando tá tudo muito quieto, vou logo ver o que tá rolando... :)

Déia. disse...

Nossa sorte sua ela não subir em nada, pq aqui é o típico escalador. rs
Quanto as facas tambem ja tirei tudo do alcance. É terrivel.
E quando ta tudo muito quieto posso ter certeza de que algo esta acontecendo. rs

Dê disse...

Nossa, por aqui também não está fácil não. Tenho que ficar de olho o tempo todo. Rsrs...

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin