Meninas, desde que Matheus começou a andar com segurança ele tem fixação em subir nas coisas. Um casal amigo nosso (somos padrinhos de casamento deles) deram para o Matheus de aniversário uma mesa com cadeira. Sendo que eu tive que guardar TUDO porque ele subia na mesa, da mesa, puxava a cadeirinha para cima da mesa e subia na cadeira! MEU DEUS!!! Isso tudo em segundos! Quando ia ver lá tava ele pendurado na cadeira (Que tava em cima da mesa) tentando escalar os móveis da sala.
E escada? CARACA é só abrir a escada que o moleque já ta no 3º degrau num piscar de olhos. Olha, tenho que ter mil olhos em cima desse moleque e mesmo assim ele consegue fazer arte.
Segundo a revista crescer: “Isso faz parte do desenvolvimento da criança. Nessa faixa etária, não adianta proibir a criança de subir na janela ou descer a escada. Ela ainda não possui raciocínio lógico para entender que corre perigo. Se não houver uma barreira impedindo-a, pode ter certeza de que ela vai escalar o que encontrar pela frente."
Ta bom, mas eu ponho grade na cozinha – ele já consegue abrir a porta da grade. Ponho obstáculos na subida da escada - ele tira o obstáculo. Travas nas gavetas??? Ele arranca! Cantoneiras? Arranca. A única coisa que ele não arranca (também se arrancar eu tenho um piripaque) é a rede de proteção em todas as janelas. Mas mesmo assim não o deixo na janela e nem ficar escalando a rede, porque se for para a casa de outra pessoa que não tenha rede de proteção ele não terá o discernimento de que não pode se pendurar na janela. Então até lá em casa é proibido ficar na janela.
Agora minha próxima aquisição será uma trava para geladeira. Colocarei lá em cima da porta (lugar que ainda não alcança) para ver se ele para com a mania de abrir a porta da geladeira e ficar procurando coisas dentro dela. E quando acha (iogurtes, sucos...) diz: mamãe, achei!
Produtos de limpeza ficam sempre no quartinho de empregada em cima de uma prateleira longe de TUDO e bem no alto! Não deixo nada ao alcance dele e a porta do quarto está quase sempre fechada. Mas como ele não tem o hábito de ir lá para o quartinho, fico mais tranqüila.
Banheiro eu tenho o maior cuidado, mas sempre esqueço de deixar a porta fechada e quando vou ver lá ta ele no vaso sanitário olhando lá pra dentro (louco pra brincar com a água – ECA!). Tenho o maior medo dele se desequilibrar e cair lá dentro. Sem contar que ele tem um banquinho que fica próximo a pia do banheiro pra que ele possa escovar os dentes e lavar as mãos após as refeições e esse é o maior perigo também porque quando ele sisma que quer escovar os dentes ou lavar as mãos ele vai correndo para o banheiro pega o banquinho e põe ele na frente da pia e sobe. O problema é que ele não tem noção e, às vezes, põe muito próximo a pia e o banco acaba tombando pra trás e ele cai. Daí lembro que tenho que fechar a porta do banheiro, tiro ele e deixo a porta fechada.
Mas, olha, é difícil... a gente fica 24h monitorando e num piscar de olhos mais lento já era... tão fazendo arte e se machucando.
E com vocês, quais as formas que usam para proteger seus filhos dentro da sua casa? Tem alguma dica de como protege-los ? Algum produto milagroso que eles não conseguem arrancar? Porque segundo as pesquisas o maior índice de acidentes é dentro de casa.
Beijos
3 comentários:
Maria Clara não tem esse lance de ficar subindo nas coisas não.
Agora as travas da gaveta ela tb arrancou já. Tirei todas as facas pontudas de lá...
Ah, o forno ela tb sabe que não pode chegar perto quando tá quente. Digo assim: "Tá quente ali, ai ai!" Ela até dá um passo pra trás! :)
Mas, é fogo...às vezes quando tá tudo muito quieto, vou logo ver o que tá rolando... :)
Nossa sorte sua ela não subir em nada, pq aqui é o típico escalador. rs
Quanto as facas tambem ja tirei tudo do alcance. É terrivel.
E quando ta tudo muito quieto posso ter certeza de que algo esta acontecendo. rs
Nossa, por aqui também não está fácil não. Tenho que ficar de olho o tempo todo. Rsrs...
Postar um comentário