terça-feira, 17 de novembro de 2009

Método mãe-canguru completa dez anos nas maternidades do Brasil

Que demais... 10 anos do método-canguru!!!

No mundo nascem anualmente 20 milhões de bebês prematuros e com baixo peso, dos quais um terço morre antes de completar um ano de vida. Para se ter uma idéia, nove em cada 10 recém-nascidos tem peso inferior a 1 kg ao nascer.
No Brasil, as infecções perinatais (problemas respiratórios, asfixia ao nascer e infecções perinatais mais comuns em crianças prematuras e de baixo peso) representam a primeira causa de mortalidade infantil. Além disso, muitos bebês que nascem antes do tempo (pré-termos) são acometidos de distúrbios metabólicos e dificuldades em alimentar-se e regular a temperatura.


Para ficar por dentro do método canguru:

Anteriormente, os recém-nascidos pré-termos eram mantidos durante vários dias nas incubadoras, até alcançarem 2 Kg de peso. A partir do método canguru, passam a ter contato direto com a mãe desde o momento em que apresentem condições clínicas. Com o desenvolvimento do recém-nascido e a partir de 1,250 kg, o contato pele a pele é iniciado e o bebê permanece junto à mãe, como se estivesse em uma bolsa semelhante a de um canguru.

"Método Canguru" é uma forma de contato pele a pele entre a mãe e o bebê prematuro. A criança, vestindo apenas uma fralda, é colocada em contato com o corpo da mãe na posição vertical, durante o tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente. Para firmar a criança de uma maneira confortável contra o peito materno, é colocada uma faixa imitando a bolsa do animal.

Embora o contato pele a pele com a mãe seja mais adequado, devido a aproximação com o peito materno, o método também deve ser praticado pelo pai da criança e por familiares. O método incentiva o aleitamento materno, como também o contato e a troca de afetividade entre pais e bebês. Além disso, diminui o risco das infecções hospitalares.

Todo o processo implica em humanização do atendimento, capacitação técnica da equipe de saúde no atendimento ao recém-nascido de baixo peso, tendência irreversível nas práticas médicas mais modernas, e sua adoção exige apenas informação e treinamento.

Qualidade de Vida no Método Canguru

O Método Canguru não substitui as condutas e/ou tratamentos terapêuticos, pois todo problema de saúde precisa de um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Este contribui no processo de recuperação da saúde e na melhoria da qualidade de vida do recém-nascido.

Em relação à segurança física, biológica e emocional do bebê prematuro, o método contribui com as seguintes vantagens: estimula um forte apego entre a mãe e o bebê; aumenta a produção de leite materno e beneficia a lactação e amamentação; ajuda no desenvolvimento físico e emocional do bebê; desperta na mãe o sentimento de laços afetivos; reduz o estresse e o choro do recém-nascido, estabiliza o batimento cardíaco, a oxigenação e temperatura do corpo do bebê; possibilita lembrar-lhe do som do coração materno, da voz da mãe, o que lhe transmite calma e serenidade; desenvolve na mãe a autoconfiança para cuidar do bebê; desenvolve nele sentimentos de segurança e tranqüilidade, importantes para sua independência futura; propicia a transferência de anticorpos maternos para o recém-nascido, por meio do colostro e do contato; diminui o risco de infecção cruzada e hospitalar; reduz o número de abandono de bebês prematuros em maternidades e o tempo de internação e contribui para o apego das famílias.

E, além de ajudar no processo de crescimento e desenvolvimento do bebê proporcionando uma melhor qualidade de assistência e vida saudável, o método é, acima de tudo, de caráter preventivo.
fonte: Ministério da Saúde

Um comentário:

Patrícia disse...

Giovana nasceu prematura, porem com peso normal. Não tivemos que passar por estes processos, mas sem dúvida, tanto para a mamãe como para o bebê, o método canguru é maravilhoso!!!

Beijos

Isso tambem te interessa...

Blog Widget by LinkWithin